Reunidos por Álvaro Porto, prefeitos apresentam demandas municipais à governadora Raquel Lyra
Gestores são aliados do presidente da Assembleia Legislativa
Prefeitos da base de apoio do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto, levaram, nesta terça-feira (08.08) demandas municipais à governadora Raquel Lyra (PSDB). Os gestores foram recebidos separadamente, em encontros intermediados pelo deputado, no Palácio do Campo das Princesas.
Estiveram na sede do Governo a prefeitas Graça Carrazzoni, de Itambé (Mata Norte); Sandra Paes, de Canhotinho (Agreste Meridonal); e os prefeitos Romero Leal, de Vertentes (Agreste); Marcelo Maranhão, de Ribeirão (Mata Sul); Orlando José, de Altinho (Agreste); César Freitas, de Sanharó (Agreste); e Alvinho Porto, de Quipapá (Mata Sul).
Cada um apresentou as reivindicações prioritárias ao Executivo estadual. Entre as principais estão questões relacionadas à infraestrutura - recuperação de rodovias, principalmente -, educação e saúde, entre outras.
Leia Também
• Diretório referenda decisão da Executiva e PT é oposição a Raquel Lyra
• PT, PcdoB e PV declaram oposição ao Governo de Raquel Lyra
• Raquel Lyra assina acordo interfederativo de operação sustentável das águas do Rio São Francisco
A prefeita de Itambé apontou a recuperação da PE-75, que liga a sede do município a cidade de Goiana, como urgente. “A situação atual está prejudicando muito a população”, disse, acrescentando que pediu apoio para finalizar obras estruturadoras que já foram iniciadas no município.
Romero Leal informou que solicitou recursos para infraestrutura e saúde, enfatizando que o município conta com o hospital municipal de referência Evaristo Ferreira Filho. Também pediu melhoria dos serviços da Compesa, de modo a viabilizar a ligação de água para a cidade e distritos de Vertentes. Disse ainda que aproveitou o encontro para convidar a governadora para a inauguração do estádio municipal, a ser realizada em breve.
Por sua vez, Marcelo Maranhão afirmou que solicitou a liberação de recursos de emendas para obras de recapeamento asfáltico, muro de arrimo e aquisição de medicamentos para Ribeirão. Também pediu apoio para custeio e manutenção de uma creche, com prédio já pronto, enquanto o município não recebe o repasse da União. Entrou na lista ainda a recuperação do acesso ao distrito industrial.
O prefeito Orlando José também pediu a liberação de recursos de emendas e a conclusão da PE-149, no trecho de Ibirajuba até Lajedo, assegurando ligação transitável entre Altinho e os dois municípios. Mas a principal reivindicação, segundo ele, foi a restauração e liberação da ponte sobre a PE-147, que está interditada desde 2016, causando prejuízo para a população e deixando 40% da zona rural ilhada quando acontece cheias no Rio Una.
Já o prefeito de Sanharó, César Freitas, destacou que município precisa resolver questões relacionadas a asfaltamento e oferta de água. Também precisa de apoio para o custeio das 12 linhas de transporte de estudantes até escolas estaduais de referência e recursos para estradas vicinais para os distritos de Mulungú e Jenipapo.
Sandra Paes informou que entre as prioridades estão uma creche, escola técnica, mercado público, recursos para finalização da escola de tecnologia e legalização de imóveis cedidos pelo Estado para Canhotinho. “Alguns imóveis repassados para o município apresentam problemas de documentação”, detalhou.
O prefeito de Quipapá, Alvinho Porto apresentou, entre as reivindicações, asfaltamento da cidade, complemento do calçamento da Vila do Cruzeiro, restauração e transformação da antiga estação ferroviária num centro cultural, requalificação do Alto do Cruzeiro, com construção de mirante e quiosques e revitalização do Rio do Choque, com criação de área de lazer.
Ao final dos encontros, os gestores agradeceram a Porto e salientaram a capacidade de mobilização e o empenho do deputado em viabilizar as conversas com a governadora. Por sua vez, o presidente da Assembleia ressaltou que a importância de cada prefeito trazer suas demandas. “Fui prefeito por dois mandatos e sei das dificuldades dos municípios em tocar obras e resolver questões na ponta, na área urbana e nos distritos. Saímos dos encontros otimistas. A governadora ouviu com atenção cada gestor e está sensível aos problemas. Temos confiança de que ela trabalhará para solucionar as questões apresentadas”, frisou.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.



