Dom, 14 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Senador Dueire propõe modernização da fiação urbana nas cidades brasileiras

Proposta vai tramitar nas comissões do Senado

Senador Fernando Dueire (MDB)Senador Fernando Dueire (MDB) - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O senador Fernando Dueire (MDB-PE) apresentou o Projeto de Lei 3801/2025 que visa instaurar o Programa Nacional de Modernização da Infraestrutura Elétrica e Telecomunicações (PNMIET). 

O programa pretende substituir gradualmente as fiações expostas por soluções subterrâneas ou mais modernas, de forma coordenada entre União, Estados, Municípios, agências reguladoras e concessionárias dos serviços.O objetivo é melhorar o aspecto visual das cidades e atuar diretamente na prevenção de riscos à segurança pública.

Isso porque, fios soltos ou abandonados podem provocar choques elétricos, incêndios e acidentes graves, situação que se agrava em períodos de chuvas e ventanias.

 "É inadmissível que convivamos com esse tipo de desordem urbana que coloca vidas em risco e compromete a qualidade de vida da população", afirmou o senador Dueire. 

O projeto ainda respeita a autonomia federativa, permitindo a adesão voluntária dos entes locais por convênios e consórcios, além de estabelecer um instrumento de planejamento próprio. A proposta também cria um modelo de governança para a gestão das futuras galerias subterrâneas, promovendo eficiência e organização sem onerar excessivamente os consumidores ou inviabilizar os serviços em áreas de menor rentabilidade.

Tramitação

A iniciativa do senador Dueire encontra eco em Pernambuco. O governo estadual, em parceria com a Neoenergia, anunciou investimento de mais de R$300 milhões para enterrar Bairro do Recife.

A primeira etapa, de R$185 milhões, envolve o embutimento de 43km de cabos elétricos, com alcance de 46% da rede: Marco Zero, Cais da Alfândega e Praça do Arsenal serão algumas das áreas beneficiadas.

"O projeto que apresentei busca um equilíbrio entre o avanço tecnológico, a segurança da população e a sustentabilidade econômica do setor", destacou o senador.

 A proposta de lei está pronta para tramitar nas comissões do Senado, com respaldo técnico e jurídico.

Veja também

Newsletter