Silvio Costa Filho assina acordo para estabelecer voo direto entre Brasil e Nigéria
Acordo foi oficializado durante visita do presidente da Nigéria ao Brasil
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), assinou, na última segunda-feira (25), um tratado que buscará estabelecer uma conexão aérea direta com a Nigéria. A parceria foi firmada durante a visita oficial do presidente nigeriano, Bola Ahmed Tinubu, ao Brasil. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto e teve a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de outras autoridades brasileiras e nigerianas.
O tratado, conhecido tecnicamente como Acordo sobre Serviços Aéreos, estabelece regras para os serviços aeronáuticos entre Brasil e Nigéria. Entre os pontos previstos estão a liberdade de sobrevoo, escalas técnicas, definição de rotas, regras de segurança operacional e medidas de concorrência justa. O instrumento também abre caminho para que companhias aéreas de ambos os países possam ampliar sua atuação, tanto no transporte de passageiros quanto no de cargas.
"A nossa expectativa é que ainda este ano possamos a anunciar o voo direto São Paulo-Lagos, Lagos-São Paulo. Esse voo será fundamental para aumentar a conexão do Brasil com a Nigéria e todo continente africano", afirmou Silvio Costa Filho.
Leia Também
• Justiça Eleitoral alerta para cobranças indevidas direcionadas a candidatos das Eleições
• Desembargador André Rosa recebe Título de Cidadão do Recife
• Alepe aprova título de cidadã pernambucana para Damares Alves
O ministro também destacou que a parceria fortalecerá a relação bilateral entre o Brasil e a Nigéria.
"Ao lado do presidente Lula, avançamos em uma agenda estratégica para aproximar ainda mais nossos países. Essa cooperação fortalece a relação bilateral e abre novas oportunidades de integração econômica, cultural e social, aproximando dois países que compartilham laços históricos e grande potencial de crescimento conjunto", disse.
Integração internacional
Para o setor aéreo, a assinatura pode promover uma melhora na integração internacional, impulsionar o turismo e os negócios bilaterais. A Nigéria é a maior economia do continente africano e possui a sexta maior população do mundo, enquanto o Brasil é referência em aviação na América Latina.
A assinatura do acordo também dá continuidade às tratativas iniciadas em maio deste ano, quando Silvio Costa Filho recebeu em Brasília o ministro da Aviação da Nigéria, Festus Egwarewa Keyamo, para definir os primeiros passos de cooperação.



