Silvio Costa Filho diz estar "pronto e disposto" para o Senado e garante lealdade a João Campos
Ministro aposta que Lula apoiará eventual candidatura de João ao governo estadual em 2026
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), se mostrou disposto a lançar sua candidatura ao Senado Federal nas eleições de 2026. Ele pretende integrar uma eventual chapa encabeçada pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB), que deverá disputar o Governo de Pernambuco. O gestor também aposta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará ao lado do socialista na corrida pelo Palácio do Campo das Princesas.
“Estou pronto, preparado e disposto para representar Pernambuco no Senado”, declarou em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, nesta sexta-feira (27).
Silvio foi categórico ao descartar qualquer possibilidade de aliança com a atual governadora Raquel Lyra (PSD). Segundo o ministro, a gestão estadual perdeu a chance de liderar um projeto de convergência política.
“Não acredito no governo Raquel Lyra. Tenho respeito por ela, mas Pernambuco perdeu protagonismo nos últimos anos. Não vejo um ambiente de unidade ou de construção política no seu entorno”, afirmou. Apesar disso, garantiu que manterá uma postura institucional. “Ela não verá da minha parte nenhum gesto de deslealdade, mas o nosso caminho natural é ao lado de João Campos.”
Aliança
Durante a entrevista, Silvio reforçou seu alinhamento com João Campos e destacou que a relação entre os dois vem sendo construída desde os primeiros passos políticos do atual prefeito.
“João Campos sabe da minha solidariedade e da história que construímos juntos desde o início. Ele não tomará nenhuma decisão sobre a chapa de Pernambuco sem dialogar com o presidente Lula”, afirmou.
Para o ministro, a relação entre o socialista e o presidente é sólida e deve pesar na definição do palanque que o PT apoiará em Pernambuco em 2026. No estado, há uma disputa pelo apoio do presidente entre o grupo liderado pelo prefeito do Recife e o da governadora Raquel Lyra, que também é próxima do governo federal.
“Quem estiver apostando que o prefeito João Campos e o presidente Lula não estarão juntos, vai errar. Eu sei do carinho e da admiração que o presidente Lula tem por João Campos e sei da admiração que João tem por Lula. Vai haver unidade”, pontuou.
Silvio destacou ainda que está em campo, conversando com prefeitos, vereadores e lideranças do Estado. Nos últimos 45 dias, segundo ele, mais de 55 prefeitos já manifestaram apoio à sua pré-candidatura.
“Quero agradecer às lideranças políticas, sindicais e da sociedade civil que têm nos estimulado.”
Trajetória
Com trajetória iniciada aos 21 anos, quando foi eleito o mais jovem vereador do Recife, Sílvio Costa Filho passou pela Assembleia Legislativa, pela Câmara dos Deputados e por secretarias estaduais até assumir o comando do Ministério de Portos e Aeroportos. Para ele, essa vivência o credencia a ocupar uma das vagas no Senado.
“Tenho aprendido muito sobre o Brasil nesses dois anos ao lado do presidente Lula. Visitei todos os estados e conheci de perto as realidades sociais e econômicas. Me sinto preparado para essa missão.”
O ministro também ressaltou que Lula acompanha sua pré-candidatura com entusiasmo e será consultado sobre a formação da chapa majoritária.
“Lula precisa eleger senadores em quem confie. E eu sei que ele reconhece minha lealdade e compromisso com o seu governo”, pontuou.
Concorrência
Sobre a corrida pelas duas vagas de Pernambuco no Senado em 2026, Silvio Costa Filho mencionou nomes já ventilados nos bastidores como possíveis concorrentes: o senador Humberto Costa (PT), a ex-deputada federal Marília Arraes (SD), o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União Brasil) e o suplente de senador Fernando Dueire (MDB).
Segundo o ministro, todos têm trajetórias respeitáveis. “São nomes qualificados que merecem nosso reconhecimento”, destacou.
Apesar disso, ele defendeu que a formação da chapa majoritária deve se dar por meio do diálogo e com foco na construção de um projeto comum.
“Ninguém é candidato de si mesmo. Tudo precisa ser construído dentro de uma frente ampla, sem vaidades. Eu quero ser senador para dar uma contribuição real a Pernambuco”, afirmou.
Confira a entrevista completa:



