Terminal SUA 01 do Porto de Suape está em processo de arrendamento para iniciativa privada
Projeto prevê investimentos em infraestrutura para o terminal, com leilão esperado para maio de 2026
A administração do Porto de Suape protocolou, através da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), os documentos para aprovação do arrendamento à iniciativa privada do Terminal SUA 01.
Localizado na retroárea do Cais 4, ele é destinado à movimentação e armazenagem de veículos e cargas Ro-Ro, que são itens que entram e saem do navio rodando, além de funcionar como centro de distribuição desse tipo de mercadoria.
O contrato se encontra em análise governamental, pelo órgão regulador do setor aquaviário, e, logo em seguida, será enviado para o Tribunal de Contas da União (TCU). Após a aprovação dessas fases, Suape estará autorizado a realizar o leilão, esperado para maio de 2026.
A proposta do arrendamento é ampliar as operações de distribuição do porto, destinando empresas para investir nesse processo. O projeto prevê que a instalação portuária será arrendada por um período contratual de 25 anos.
O futuro arrendatário ficará responsável pela realização dos investimentos necessários para a construção das edificações administrativas e operacionais, além da implantação dos equipamentos e de sistemas indispensáveis ao funcionamento do terminal.
Leia Também
• Porto de Suape recebe prêmio por contribuição na transição energética
• Porto de Suape faz primeira operação no canal externo após homologação da dragagem pela Marinha
• Governos estadual e federal formalizam protocolo para implantação da ZPE em Suape
“A operação sob gestão privada aumenta a eficiência e reduz riscos associados a cargas de alto valor agregado, garantindo previsibilidade e segurança no fluxo logístico de veículos, com menor necessidade de investimento público”, explica o diretor de Desenvolvimento e Gestão Portuária, Rinaldo Lira.
O plano estima uma capacidade estática mínima de 4.218 vagas, com movimentação anual prevista em 100 mil veículos, como automóveis de passeio, veículos comerciais leves, utilitários, caminhões, ônibus, tratores e outras cargas rodantes, para importação e exportação.
Para o diretor-presidente de Suape, Armando Monteiro Bisneto, o arrendamento do terminal para a iniciativa privada marca uma fase de expansão da infraestrutura e grande desenvolvimento.
“Demos um passo decisivo para elevar ainda mais a competitividade do nosso Hub de Veículos. Vamos entregar um terminal de veículos moderno e eficiente, pronto para movimentar mais oportunidades. Vamos atrair mais investimentos, aumentar empregos e fortalecer as cadeias produtivas do setor automotivo”,afirma.
*Com informações da assessoria



