Dom, 21 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Terminal SUA 01 do Porto de Suape está em processo de arrendamento para iniciativa privada

Projeto prevê investimentos em infraestrutura para o terminal, com leilão esperado para maio de 2026

Terminal SUA 01 do Porto de Suape está em processo de arrendamento para iniciativa privadaTerminal SUA 01 do Porto de Suape está em processo de arrendamento para iniciativa privada - Divulgação/Suape

A administração do Porto de Suape protocolou, através da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), os documentos para aprovação do arrendamento à iniciativa privada do Terminal SUA 01.

Localizado na retroárea do Cais 4, ele é destinado à movimentação e armazenagem de veículos e cargas Ro-Ro, que são itens que entram e saem do navio rodando, além de funcionar como centro de distribuição desse tipo de mercadoria. 

O contrato se encontra em análise governamental, pelo órgão regulador do setor aquaviário, e, logo em seguida, será enviado para o Tribunal de Contas da União (TCU). Após a aprovação dessas fases, Suape estará autorizado a realizar o leilão, esperado para maio de 2026.

A proposta do arrendamento é ampliar as operações de distribuição do porto, destinando empresas para investir nesse processo. O projeto prevê que a instalação portuária será arrendada por um período contratual de 25 anos.

O futuro arrendatário ficará responsável pela realização dos investimentos necessários para a construção das edificações administrativas e operacionais, além da implantação dos equipamentos e de sistemas indispensáveis ao funcionamento do terminal. 

“A operação sob gestão privada aumenta a eficiência e reduz riscos associados a cargas de alto valor agregado, garantindo previsibilidade e segurança no fluxo logístico de veículos, com menor necessidade de investimento público”, explica o diretor de Desenvolvimento e Gestão Portuária, Rinaldo Lira.

O plano estima uma capacidade estática mínima de 4.218 vagas, com movimentação anual prevista em 100 mil veículos, como automóveis de passeio, veículos comerciais leves, utilitários, caminhões, ônibus, tratores e outras cargas rodantes, para importação e exportação. 

Para o diretor-presidente de Suape, Armando Monteiro Bisneto, o arrendamento do terminal para a iniciativa privada marca uma fase de expansão da infraestrutura e grande desenvolvimento. 

“Demos um passo decisivo para elevar ainda mais a competitividade do nosso Hub de Veículos. Vamos entregar um terminal de veículos moderno e eficiente, pronto para movimentar mais oportunidades. Vamos atrair mais investimentos, aumentar empregos e fortalecer as cadeias produtivas do setor automotivo”,afirma.

*Com informações da assessoria

Veja também

Newsletter