TJPE realiza posse solene de seis novos desembargadores e desembargadoras
A governadora Raquel Lyra e o prefeito João Campos participaram da cerimônia no Palácio da Justiça
O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, realizou ontem (9) a posse solene dos seis novos desembargadores nomeados em novembro. A cerimônia, na Sala de Sessões desembargador Antônio Brito Alves, no Palácio da Justiça, representa um marco para a instituição em virtude da eleição de duas mulheres, as magistradas Andréa Epaminondas Tenório de Brito e Ângela Cristina de Norões Lins Cavalcanti, escolhidas pelo critério de merecimento, em lista exclusivamente feminina.
Além delas, os quatro outros magistrados que também ingressaram formalmente na Corte de Justiça são Élio Braz Mendes, Mozart Valadares, Virgínio Carneiro Leão e Marcelo Russell Wanderley. Com os novos empossados, a Corte passa a contar com 58 desembargadores. No discurso de encerramento da cerimônia, o presidente do TJPE afirmou que ampliar o Tribunal com esses seis nomes é um “verdadeiro presente para Pernambuco”.
Mesa de honra da sessão solene no Palácio da Justiça Foto Ricardo Fernandes/Folha de PernambucoAmpliação
“É um momento histórico no qual o Tribunal. Pela primeira vez na história, dá posse a duas desembargadoras em listas exclusivas para mulheres, ampliando em 100% a força da mulher no Tribunal. Tinham duas e agora são quatro. São poucas, mas em breve muitas virão”, disse Paes Barreto.
Ainda de acordo com o presidente do TJPE, a medida é parte das várias ações que o TJPE vem fazendo no sentido de empoderar a mulher não só no Tribunal de Justiça, mas também no Estado de Pernambuco. Ele enfatizou, também, que depois de mais de dez anos, o Tribunal de Justiça, que tem um volume grande de processos, amplia os seus quadros de desembargadores.
A nova desembargadora Andréa Brito disse ficar feliz por estar pavimentando o caminho das jovens juízas. “É um caminho que se abre para as outras mulheres. Vou continuar trabalhando e dando o melhor que eu tenho para todos os meios jurisdicionados”, frisou.
Já Ângela Lins disse que, depois de 32 anos de carreira, é uma honra passar a integrar a Corte de Justiça de Pernambuco. “Uma resolução do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) estabeleceu que a paridade de gênero é importante, o que já era uma meta do presidente Ricardo Paes Barreto. Dando continuidade a isso, a gente tem que enfrentar novos desafios. Espero corresponder a toda confiança que nos foi depositada”, destacou ela.
Leia Também
• TJPE suspende a eleição do Quinto Constitucional
• Legislativo de Caruaru homenageia Câmara Regional e presidente do TJPE
Saudação
A saudação em nome da Corte aos novos membros ficou a cargo do desembargador André Pires Rosa, que disse que aquele era um momento de comemoração das magistradas e dos magistrados que veem suas carreiras sendo coroadas pelo acesso ao Tribunal. “É igualmente um momento de comemoração deste Tribunal por receber colegas de imensa correção pessoal e profissionais comprometidos com a verdadeira essência do que significa ser servidor público: servir ao povo”, destacou.
“Mas a maior comemoração, ainda que silenciosa e por vezes não notada, é a da nossa sociedade, das jurisdicionadas e dos jurisdicionados, razão de ser da nossa existência como Poder Judiciário”, destacou o desembargador.
Presenças
Durante a cerimônia, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), ressaltou a lista histórica de seis nomes que leva em conta a composição de gêneros que, segundo ele, é algo muito relevante. “Todos tiveram uma vida dedicada ao Judiciário, à carreira da magistratura e à capacidade de servir ao povo. É uma trajetória que culmina nesse ponto alto de estar no Tribunal. Poder saber que tantos desejaram ou gostariam de estar aqui e não tiveram a mesma trajetória, aumenta ainda mais a responsabilidade e o senso de estar nesse lugar”, disse o prefeito.
Já a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), que discursou em seguida, afirmou que aquele era um momento importante de fortalecimento do Poder Judiciário do Estado. “A gente tem aqui a alegria de poder perceber e acompanhar pessoas do bem chegando para reforçar um trabalho que se faz em Pernambuco em busca de maior justiça social, de democracia e verdadeiramente fazê-la poder acontecer na vida do nosso povo”, salientou.
A mesa de honra, além do desembargador Ricardo Paes Barreto, que presidiu cerimônia, da governadora e do prefeito, contou com o procurador Geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Marcos Carvalho; e a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Pernambuco (OAB-PE), Ingrid Zanella, representado o presidente da instituição, que também discursaram na sessão solene.



