Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Trabalhadores promovem mobilização contra tarifaço no Recife 

Ato aconteceu na Praça do Derby, área central do Recife

Central Única dos Trabalhadores organiza manifestação em defesa da soberania e contra o tarifaço de Donald Trump.Central Única dos Trabalhadores organiza manifestação em defesa da soberania e contra o tarifaço de Donald Trump. - Fotos: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

Sindicalistas, militantes e aliados compareceram à Praça do Derby, na área central do Recife, nesta sexta-feira (1) para se posicionar contra o tarifaço imposto pelo presidente norte-americano Donald Trump aos produtos brasileiros.

A mobilização foi organizada pela Central Única de Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE). A data do evento é simbólica politicamente uma vez que o dia 1 de agosto seria o momento em que as tarifas dos Estados Unidos entrariam em vigor oficialmente no Brasil. No entanto, o chefe de estado norte-americano adiou o início da entrada em vigor das tarifas no próximo dia 6 de agosto.

“A gente está querendo pressionar Trump e querendo dizer para o povo mundial que a gente tem uma compreensão. Só os brasileiros vão garantir a soberania do Brasil, só os brasileiros vão construir o seu destino”, disse o presidente da CUT-PE Paulo Rocha, organizador do evento.

Presidente do CTU-PE Paulo RochaFoto: Ricardo Fernandes/FolhaPE. Presidente da CTU-PE Paulo Rocha

Militantes 
O evento reuniu diferentes organizações sindicalistas, estudantes e militantes que usaram as cores verde e amarelo sob o argumento de defesa da soberania brasileira.
A aposentada Ivanise Ferreira, de 65 anos, é afiliada do movimento sindical Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados, Informática e Tecnologia da Informação de Pernambuco (SINDPD-PE) e participa de grupos militantes desde a adolescência.

“A situação que a gente está vivendo no Brasil hoje é inaceitável. A gente não tem que aceitar determinação de país nenhum. O Brasil é soberano, tem governo, tem a sua legislação, tem a sua constituição. Isso tem que ser respeitado por Trump e por quem quer que seja”, defendeu a aposentada.

Na foto, Ivanise Ferreira do Nascimento. Foto: Ricardo Fernandes/FolhaPE. Na foto, Ivanise Ferreira

Ivanise Ferreira também cobra posicionamento dos políticos que ainda estão, nas suas próprias palavras, “em cima do muro”.

“A população, de um modo geral, tem que cobrar dos deputados, dos vereadores, e daqueles políticos que estão em cima do muro. Eles têm que ter postura, têm que ter posição. De que lado eles estão? Estão ao lado do povo ou estão ao lado do Bolsonaro? Ao lado do Eduardo Bolsonaro ou ao lado do Tarifaço?”, questionou.

 
Ao lado de Ivanise, estava também a professora aposentada Marleide Sales, de 75 anos. Ela pertence ao sindicato dos professores da rede municipal do Recife.

“A gente espera sensibilizar o povo americano e todo o povo brasileiro porque a taxação não só nos nega os nossos direitos aqui, mas os deles também lá”, explicou Marleide Sales.

MarleideFoto: Ricardo Fernandes/FolhaPE. Na foto, Marleide Sales

Políticos 
Políticos como a vereadora do Recife Cida Pedrosa (PCdoB), o ex-deputado federal Fernando Ferro (PT) e o pré-candidato ao governo estadual Ivan Moraes (Psol) também compareceram à mobilização.

“O que Trump está fazendo é um ataque à soberania do Brasil, inclusive por pedir interferência na nossa maior corte, que é o STF (Supremo Tribunal Federal). A lei (Magnitsky) contra o nosso ministro (do STF) Alexandre de Moraes tem que ser rechaçada. A gente tem o direito de ter o povo livre, o STF livre, o executivo livre, o legislativo livre. O Brasil é uma democracia, e é para isso que nós estamos aqui na rua para dizer isso”, disse a vereadora Cida Pedrosa. 

Já Fernando Ferro criticou o governo norte-americano.

“Isso aqui não se trata de ser de direita ou de esquerda. Se trata de ser do Brasil ou contra o Brasil. Esse movimento hoje aqui é um movimento em defesa da nossa soberania, do nosso país, do nosso direito de existir e de ser respeitado E não admitir que um presidente de outro país venha dizer o que a gente deve fazer na justiça ou no governo”, defendeu Ferro.

Ex-deputado federal Fernando Ferro (PT)Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco. Ex-deputado federal Fernando Ferro

Por fim, Ivan Moraes, que também discursou no evento, declarou: “a gente está num momento importante da disputa política internacional em que o Brasil está sendo atacado por um país estrangeiro a partir de medidas comerciais. É muito importante que a gente esteja somado aos esforços do governo federal para que a gente faça com que esse ataque seja defendido, para que a gente possa se defender desse ataque. Então é fundamental que a gente esteja junto para pressionar o governo, para fazer com que o governo tenha coragem de fazer o que tem que ser feito.”

Veja também

Newsletter