Seg, 22 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Vereador cobra equipamentos para Guarda Municipal

Rinaldo Junior afirma que o fardamento dos guardas municipais está vencidoRinaldo Junior afirma que o fardamento dos guardas municipais está vencido - João Vicente/Divulgação

Integrante da bancada de oposição, o vereador de primeiro mandato Rinaldo Junior (PRB) subiu à tribuna da Câmara do Recife, nesta terça-feira (7) para cobrar equipamentos para a Guarda Municipal.

Ele apontou a falta de coletes balísticos e equipamentos de segurança pessoal, fardamento vencido, condições de trabalho precárias e o não cumprimento da Lei Federal 13.022 que permite aos municípios armarem suas guardas entre os problemas que os guardas enfrentam.

“Os guardas municipais estão expostos sem sequer ter direito a um colete balístico, porque infelizmente os coletes balísticos da Guarda Municipal do Recife estão vencidos. O senhor Murilo (Cavalcanti – secretário de Segurança Urbana), em uma reunião, informou aos trabalhadores que em 90 dias o problema seria resolvido. Tive a curiosidade de visitar o Portal da Transparência da cidade do Recife no dia de hoje e não existe licitação alguma para compra de coletes balísticos”, atacou.

A concessão obrigatória de fardamento a cada dois anos, segundo ele, também não vem sendo cumprida. “Infelizmente, hoje, a Guarda Municipal do Recife não tem direito ao fardamento. Esses guardas municipais que nos dá todo apoio aqui (na Câmara), pode perguntar a eles, há quatro anos que eles não têm direito a um fardamento”, afirmou.

Guarda municipal e integrante da bancada governista, o vereador Ricardo Cruz (PPS) endossou as críticas.

“Sou da Guarda Municipal há quase 25 anos e estamos nessa luta, que é uma luta justa”, afirmou o parlamentar, ao destacar que aguarda o cumprimento do acordo celebrado com a PCR, que previa a entrega de coletes balísticos, fardamento e carteiras funcionais. 

Veja também

Newsletter