Vice-prefeito do Recife aposta em novo cais para dar vida à área central da cidade
Victor Marques acredita em desenvolvimento a partir da integração de ruas e avenidas
O novo Cais Estelita é uma aposta da Prefeitura do Recife para dar vida à área central da cidade. Nesta quarta-feira (7) o vice-prefeito Victor Marques (PCdoB) participou da apresentação do projeto, realizado em parceria com a constutora Moura Dubeux.
As obras do parque público começam em junho, e a partir da consolidação da estrutura, a prefeitura quer integrar a Avenida Sul, a Rua Imperial e a Avenida Dantas Barreto com o Cais José Estelita.
Parques
O projeto de requalificação do Cais Estelita inclui a construção do Parque do Cais, com mais de 33 mil metros quadrados, e do Parque da Memória Ferroviária, com 55 mil metros quadrados, integrados a um novo sistema viário que conectará o Centro à Zona Sul.
O vice-prefeito citou o Jardim do Poço, na Zona Norte do Recife, como um dos exemplos. Observou que a partir do surgimento da área de lazer empreendimentos começaram a ser instalados no local.
"Vai ter um café, outro vai ser uma sorveteria... É natural, porque as pessoas passam a consumir. Então, daqui a pouco você vai ver ali uma farmácia, um colégio, outros empreendimentos", vislumbra.
Victor Marques, que é também secretário de Infraestrutura do Recife, registra que existe ná área do Cais José Estelita uma disponibilidade grande de espaço, porque o local tinha traços muito industriais, com galpões.
"Vamos passar a ter novos empreendimentos porque vai ter mais gente. Quando tem gente, tem negócio, quando tem negócio, tem emprego, tem renda. Agora, a dinâmica, a gente não pode prever, mas precisa se preparar para isso. A gente vai observar o comportamento", relata.
Riqueza
Representante da construtora o empresário Eduardo Moura destacou o novo perfil de comunidades que vivem no entorno de shopping centers. "O empreendimento não é um shopping, mas as comunidades se sentirão do mesmo jeito. Elas se veem mais ricas", constata.
Em parceria com o governo federal, o vice-prefeito lembra que a prefeitura está aplicando recursos do Promorar na região. "Embaixo do Viaduto Capitão Temudo já está em obra uma nova área de lazer, além da urbanização integrada da Vila do Papel e, muito em breve, da Vila Brasil, comunidades diretamente ligadas àquela região", ilustra.
Sem erro
Victor Marques aponta ainda que uma área degradada do Recife está sendo transformada, e não se pode ignorar isso, porque todos acreditam que seja um ponto de desenvolvimento. "Se isso não acontecer, é porque muita gente errou, e a gente espera que isso não aconteça", reforça.



