Ter, 16 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Concursos e Empregos

CNU: o que o candidato precisa para o dia da prova

Não serão permitidos uso de relógios, óculos escuros, chapéu, boné, gorro e protetores auriculares

As provas só podem ser respondidas com uso de caneta preta de material transparente.As provas só podem ser respondidas com uso de caneta preta de material transparente. - Freepik

Leia Também

• CNU: metade dos candidatos ainda não conferiu local de prova

• CNU: Como se preparar a menos de uma semana para o concurso

• CNU: Força Nacional vai reforçar segurança em 8 estados; saiba quais

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU), que será realizado neste domingo (18), pelo novo modelo de seleção que traz, tem suscitado algumas dúvidas em muitos dos candidatos inscritos.

Uma delas é quanto ao que pode ou não ser levado para a realização das provas. Como é uma novidade não só para quem está estreando, mas também para chamados concurseiros, o ideal é que todos façam o checklist do que é necessário levar no dia do certame. 

O candidato não pode esquecer o cartão de confirmação da inscrição, disponível desde o último dia 7 na área do candidato, mesma página em que foi realizada a inscrição, é que deve ser impresso. O segundo item é o documento de identidade original com foto. 

O uso de documentos digitais será permitido, mas, nesse caso, será preciso acessar o aplicativo durante a identificação, realizada na entrada da sala. Cópias não serão aceitas, mesmo que autenticadas, nem fotografias do documento, mesmo que estejam na galeria do telefone. 

O candidato também deverá levar caneta preta de material transparente. O CNU não fornece canetas e não permite a comunicação entre candidatos durante as provas. Por isso, é recomendado levar mais de uma caneta, pois o candidato não terá como pedir outra emprestada.

Será permitido levar alimentos e água, mas as embalagens devem estar lacradas – se o alimento for fracionado, a embalagem também deve ser transparente. As garrafas de água, além de transparentes, não devem estar com rótulos. 

A nutricionista Natália Meira Lins recomenda levar alimentos minimamente processados ou in natura para comer durante as provas. Entre as recomendações dela estão oleaginosas, como castanhas, além de barras de proteína e frutas, caso a opção seja comida fracionada.  “Mas é bom evitar alimentos com excesso de açúcar ou de gorduras, pois podem causar algum mal estar durante a prova”, aconselha.

O café da manhã, antes de sair para a prova, deve ser rico em alguns nutrientes. “É bom evitar carboidratos refinados, como pães e biscoitos. Momentaneamente, eles deixam a pessoa satisfeita, mas é um tipo de alimento que pouco tempo após o consumo se volta a sentir fome, pois não gera saciedade. É bom escolher carboidratos integrais (cereais integrais), que vão acabar com a fome e gerar saciedade por mais tempo porque contêm fibras”, complementa.

Na lista de alimentos sugeridos estão batata doce, macaxeira, inhame, cará e cuscuz. “Além dos carboidratos ricos em fibras, é importante uma fonte de proteína, que também gera saciedade por mais tempo (ovos, carnes, iogurte e frutas). No caso das frutas, podem ser adicionadas sementes que são oleaginosas, como linhaça, chia, castanha de caju ou do Pará”, acrescenta.

Para quem vai se alimentar na rua antes da prova da tarde, a recomendação é evitar lugares que não se conhece minimamente a procedência da comida para evitar uma possível intoxicação alimentar por ingestão de alimento contaminado por alguma bactéria ou toxina que atrapalhe ou até impeça a realização da prova por conta de um mal-estar. 

Se for levar telefone celular, é precisa deixá-lo desligado durante toda a prova. O candidato, na entrada da sala, tem que colocar seus objetos pessoais de natureza eletrônica no envelope porta-objetos disponibilizado pela fiscalização, lacrar e guardá-lo embaixo da carteira, sob pena de eliminação do concurso. 

O edital do CNU menciona que, caso o candidato seja pego em uso de aparelhos, sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro, eletrônicos ou não, será automaticamente eliminado.Consideram-se esses tipos de aparelhos agendas eletrônicas, gravadores, pendrive, mp3 player, fones de ouvido, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, relógios de qualquer natureza, telefones celulares e microcomputadores portáteis.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) recomenda o uso de roupas e sapatos confortáveis. Não serão permitidos uso de relógios, óculos escuros, chapéu, boné, gorro e protetores auriculares.

O professor de Direitos Humanos para concursos públicos em Brasília (DF) Thiago Medeiros recorre ao provérbio africado que diz “olhe para o jardim e não para a savana que secou”, para lembrar aos candidatos de não se cobrarem pelo que não deu tempo de estudar, o que acham que poderia ser melhor. 

“Só que no momento de véspera das provas, para manter a calma, a tranquilidade é preciso focar naquilo que a gente fez bem, no jardim florido. A savana seca está ali para tirar nossa atenção e segurança, a coragem para enfrentar as provas no domingo”, ensina.
Para o dia da prova, a dica principal de Thiago, que tem uma mentoria que alcançou mais de 600 candidatos ao CNU, é, na hora de realizar as questões, ter cuidado com a gestão do tempo. 

“Acredito que vai ser uma prova muito extensa, cansativa e que muitos candidatos não vão conseguir realizá-la dentro do tempo. A dica prática é: antes de ler todo o enunciado, leia o comando da questão. Com o comando da questão na cabeça, se faz uma leitura mais atenta do enunciado sem ter que repetir a leitura, ganhando tempo”, orienta ele, que tem mais de 15 anos de experiência nessa área.

Quanto aos horários, vale destacar que, no turno da manhã, os portões serão abertos às 7h30 e fecharão às 8h30. Já no turno da tarde, as provas terão início às 14h30, com abertura dos portões às 13h e fechamento às 14h.

As provas serão aplicadas em mais de 228 cidades. Aproximadamente 2,1 milhões de candidatos de todo o Brasil concorrerem a uma das 6.640 vagas em 21 órgãos federais.

Veja também

Newsletter