Começar em concursos municipais é mais vantajoso para quem almeja progredir na carreira pública
Estratégia de “concurso de escada” traz estabilidade para continuar estudando para cargos mais altos
Para os concurseiros que buscam progredir de carreira no serviço público, começar em seleções municipais pode ser uma vantagem. Principalmente para aqueles iniciantes, que começaram a se preparar a pouco e querem concorrer em níveis como o fundamental e o médio, os concursos para municípios têm provas com menos questões e concorrência mais baixa, além de serem mais recorrentes, oferecendo oportunidades durante o ano todo.
A priori, muitos concurseiros procuram cargos mais altos, como os de nível federal e estadual, pois estes oferecem melhores salários. Porém, eles não levam em conta que seleções como essas podem demorar anos para serem anunciadas, o que os leva a estudar por anos sem nenhuma garantia de estabilidade.
Concursos de escada
Uma estratégia muito recomendada pelo professor de matemática da Focus Concursos, Harisson Davi, é a de “concursos de escada”. Nesse método, o concurseiro se prepara inicialmente para concursos municipais, que exijam níveis de escolaridade menores, um tempo de estudos reduzido e que tenham posse imediata.
Eles oferecem ao concurseiro a estabilidade e os benefícios necessários para mantê-lo em uma realidade confortável para se dedicar à preparação para concursos maiores e mais difíceis, além de outros tipos de estudo, como graduações e especializações - essenciais para progressões de cargo.
“Você vai estar estudando, sendo que você já é funcionário público, você está ganhando um valor menor inicialmente, mas você pelo menos já tem ali uma estabilidade para você se manter estudando”, explicou o professor.
Leia Também
• O que é a prática jurídica, e por que ela é exigida em concursos públicos do Direito?
• IBGE abre processo seletivo que oferece mais de 9 mil vagas
• CNU 1: Governo convoca 3,9 mil aprovados para vagas em órgãos federais
Ainda segundo Harisson, os cargos municipais garantem uma escala de trabalho mais estável, com férias e feriados disponíveis para se tornarem períodos de estudo - vantagem que muitos empregos tradicionais não apresentam.
Um exemplo desse cenário é o caso do veterinário Jobson Lira Mariz. No início de sua carreira, ele prestou concurso para o Ministério da Agricultura, que tem nível federal, mas se frustrou logo de cara ao perceber que era uma seleção muito difícil para um candidato iniciante como ele.
Foi quando ele decidiu tentar começar por seleções mais simples, em prefeituras como Recife, Cabo de Santo Agostinho, Moreno e Goiana.
“O peso de não ter um emprego, não ter uma renda certa no final do mês era muito ruim. E assim, foi muito bom para mim o concurso da prefeitura, porque eu tenho essa estabilidade”, declarou ele, que conseguiu passar em Goiana, onde está há 13 anos.
Com esse concurso, Jobson conseguiu concluir um mestrado e ingressar em um doutorado. Hoje, ele pretende voltar a se preparar para cargos mais altos, pois se sente mais preparado, e, caso não consiga passar logo, já tem seu cargo salvo no serviço público.
Conselhos
Harisson Davi aconselha os concurseiros a continuarem estudando até serem chamados para algum cargo, pois esse é o intuito da estratégia de concursos de escada: não parar de estudar.
“Ao longo dos anos você estuda mais. Nesses últimos anos realmente não parei de estudar. Os últimos concursos que eu fiz até passar, aquilo foi na para minha vida toda, eu não esqueço, e você adquire bastante conhecimento”, esclareceu Jobson.



