Curso no Recife abre vagas para audiodescritores e oferece bolsas de R$ 1.500
Inscrições estão abertas de 4 a 14 de abril; resultado será divulgado até o dia 30 de abril
Com o compromisso de unir técnica, arte e acessibilidade, o curso Transcriar Imagens – Audiodescrição Poética no Teatro, está oferecendo 15 vagas para profissionais que já atuam com audiodescrição em Pernambuco, com disponibilidade de aulas presenciais no Recife. A inscrição é gratuita.
Idealizado e coordenado pela pesquisadora e artista Andreza Nóbrega, a formação oferece, ao final, uma bolsa de incentivo no valor de R$ 1.500, para cada participante selecionado e que atenda às demais exigências do curso.
A formação, ofertada por meio da VouSer Acessibilidade, que atua no mercado da comunicação de acessibilidades para criação artística e soluções personalizadas para projetos.
A iniciativa, realizada com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc por meio do Edital Recife de Formação Técnica, da Secretaria e Fundação de Cultura Cidade do Recife, será realizada entre 6 de maio e 6 de julho de 2025.
Já as inscrições estão abertas de 4 a 14 de abril, exclusivamente por meio de um formulário online (acesse aqui). O resultado será divulgado até o dia 30 de abril.
Para concorrer a uma das vagas, os candidatos devem apresentar: Currículo cultural, com comprovação de atividades na área de acessibilidade comunicacional; Comprovante de residência atualizado, que comprove moradia em Pernambuco; Carta de intenção, um documento pessoal em que o candidato explica seus objetivos com o curso, sua trajetória na área e de que forma pretende aplicar os conhecimentos adquiridos; Dados de contato válidos (e-mail e telefone).
Metade das vagas serão destinadas às pessoas com deficiência visual, ampliando o acesso e promovendo o fortalecimento da participação dessas pessoas como consultoras e produtoras de acessibilidade.
A formação é destinada para pessoas que já possuem experiência como audiodescritores, com atuação comprovada na área, maiores de 18 anos, residir em Pernambuco, com disponibilidade para participar de encontros online e presenciais.
A audiodescrição é um recurso de acessibilidade comunicacional que transforma imagens em palavras. No teatro, isso significa descrever, de forma oral, os movimentos de cena, expressões faciais, figurinos, objetos cênicos, luzes e efeitos visuais, tornando o espetáculo compreensível a quem não vê. A prática é regida pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), que garante o acesso a conteúdos culturais, educacionais e informativos por meio de tecnologias assistivas.



