Sex, 19 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Concursos e Empregos

Estratégias de estudos para a prova do Banco do Nordeste

Além da cobrança de português e matemática, também serão cobrados conhecimentos bancários

Banco do NordesteBanco do Nordeste - Fernando Cavalcante

Com 710 vagas disponíveis para o cargo de Analista Bancário, sendo 410 de provimento imediato e 300 para formação de cadastro reserva, o concurso do Banco do Nordeste (BNB) está na mira dos concurseiros. Para o certame, que exige formação em nível médio, os candidatos precisam criar uma rotina de estudos e desenvolver habilidades necessárias para alcançar a aprovação. 

Além da cobrança de conhecimentos básicos em português e matemática, correspondente a 40% do exame, o edital esclarece que na prova objetiva também serão cobrados conhecimentos bancários específicos envolvendo temas como sistema financeiro nacional, operações de crédito e forma de tributação. As questões equivalem a 80% da prova.

Segundo João Henrique Lemos, professor de conhecimentos bancários há quase 30 anos, os candidatos devem estar atentos com o desempenho em todas as disciplinas.

“É importante acertar, no mínimo, 50% das questões de conhecimentos básicos e 50% das questões de conhecimentos específicos. Zerar qualquer uma das disciplinas, nem pensar, pois já estará eliminado”, alertou.  

Rotina de estudo 
Lemos acredita que dedicar pelo menos 4h de estudos diários, reservando um tempo para as três disciplinas, seria o ideal. A organização seria da seguinte forma: 1h para português, 1h para matemática e 2h para conhecimentos bancários. Caso o candidato tenha condições de dedicar 6h do seu dia, poderia utilizar 1h30 para português, 1h30 para matemática e 3h para os conteúdos bancários. 

Quem optar por estudar em casa, a resolução de questões é sempre a melhor alternativa, principalmente após a leitura dos conteúdos. O professor, inclusive, orienta priorizar exercícios da banca organizadora responsável pelo concurso. Lemos disponibiliza 10 aulas gratuitas direcionadas para o BNB, em seu canal do Youtube (profjoaohenriquelemos), que podem ser somadas a rotina. 

De acordo com Lemos, a  busca por um curso preparatório pode dar um gás nesse percurso, já que os professores de cursinhos têm a teoria direcionada para os conteúdos  que serão cobrados, conforme o edital do concurso.

Veja também

Newsletter