Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Concursos e Empregos

FGV será responsável pela organização do CNU 2025; concurso oferece 3.652 vagas

As vagas ofertadas serão distribuídas entre 36 órgãos da administração pública federal

Como se preparar para segunda edição do CNUComo se preparar para segunda edição do CNU - EBC/Reprodução

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi oficialmente confirmada como a banca organizadora do Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025, conhecido popularmente como o “Enem dos Concursos”. A confirmação foi feita nesta quinta-feira (5) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), após a publicação do contrato no Portal Nacional de Contratações Públicas.

Nesta segunda edição, o certame vai oferecer 3.652 vagas distribuídas entre cargos de níveis médio, técnico e superior. Os aprovados serão alocados em 36 órgãos da administração pública federal. A realização do CNU 2025 foi anunciada em abril pela ministra da Gestão, Esther Dweck, que também confirmou a previsão para a publicação do edital, marcada para julho. As provas estão previstas para ocorrer em duas etapas: a primeira será aplicada em outubro e a segunda, em dezembro.

Criado no ano passado, o “Enem dos Concursos” revolucionou a seleção para o serviço público ao centralizar, em um único processo, a disputa por vagas em diversos órgãos federais. A primeira edição mobilizou quase 1 milhão de candidatos, consolidando o modelo como uma alternativa mais eficiente e transparente para a ocupação de cargos públicos. Agora, novamente, os interessados poderão se inscrever uma única vez, escolhendo suas preferências no momento do cadastro para concorrer a diferentes cargos.

Das vagas ofertadas nesta edição, 3.144 são destinadas a candidatos com nível superior, enquanto 508 são para quem possui nível médio. Segundo o governo, 2.480 dessas vagas são para preenchimento imediato, e as demais 1.172 compõem o cadastro de reserva, com expectativa de convocação em curto prazo após a homologação dos resultados.

Embora a maior parte das vagas esteja concentrada em órgãos sediados em Brasília (DF), há oportunidades em outros estados. No Rio de Janeiro, são 315 vagas em instituições como o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e a Biblioteca Nacional. Em São Paulo, estão previstas 65 vagas na Fundacentro. No Pará, há 66 vagas distribuídas entre o Instituto Evandro Chagas e o Centro Nacional de Primatas. Já em Pernambuco, a Fundação Joaquim Nabuco contará com 20 vagas.

O Concurso Nacional Unificado 2025 promete repetir o sucesso da primeira edição, ampliando o acesso aos cargos públicos federais e promovendo maior racionalização no processo seletivo.

Veja também

Newsletter