IFSertãoPE oferta 1.736 vagas em cursos técnicos para ano letivo de 2026; saiba como participar
Oportunidades, divididas em dois editais, serão distribuídas em sete campi
O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) divulgou a abertura de 1.736 vagas em cursos técnicos nas modalidades integrado ao Ensino Médio e Subsequente (Pós-Médio), para o ano letivo de 2026.
As oportunidades, divididas em dois editais, serão distribuídas em sete campi. São eles: Floresta, Ouricuri, Petrolina, Petrolina Zona Rural, Salgueiro, Santa Maria da Boa Vista e Serra Talhada.
O edital n.º 101/2025 prevê 1.064 vagas em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, ou seja, realizados ao mesmo tempo.
Para concorrer na modalidade, é necessário ter concluído ou estar concluindo o Ensino Fundamental.
Estão disponíveis vagas para os cursos de Agropecuária, Informática, Administração, Agroindústria, Edificações, Química, Eletrotécnica, Sistemas de Energia Renovável, Mecânica e Logística.
Leia Também
• Grupo Moura abre inscrições para vagas de estágio no Recife e em Belo Jardim; saiba mais
• IFPE divulga concurso público com 100 vagas para professor; salários são de até R$ 13.216,85
• Programa Jovem Aprendiz da Vivo oferece 130 vagas; há oportunidades para Pernambuco
Já o edital n.º 102/2025 oferta 672 vagas em cursos técnicos na modalidade Subsequente (pós-médio), com duração média de dois anos.
As oportunidades são voltadas para candidatos que já concluíram ou estejam terminando o Ensino Médio.
Os cursos nesta modalidade são de Agropecuária, Edificações, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho, Agricultura, Agroindústria, Zootecnia, Refrigeração e Climatização.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e estarão abertas no período de 8 de agosto a 14 de setembro de 2025, no Portal do Candidato, na internet.
Seleção
No caso dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, a classificação será realizada mediante a análise do histórico escolar ou declaração de notas, tendo como critério a média final obtida pelos candidatos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática no 7.º e 8.º anos do Ensino Fundamental ou séries equivalentes.
Para os cursos técnicos da modalidade subsequente (pós-médio), o preenchimento das vagas ocorrerá por meio de sorteio eletrônico dos candidatos regularmente inscritos, sendo considerados aprovados os primeiros sorteados dentro do número de vagas oferecidas por cada campus, curso e turno.
Segundo o edital, o resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 22 de dezembro, com matrículas previstas para janeiro de 2026.



