Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Concursos e Empregos

Suape abre curso gratuito de mecatrônica portuária em parceria com SENAI

Programa oferece 25 vagas exclusivas para ex-alunos e busca suprir demanda do setor

O avanço de Suape impacta estados vizinhos, com a criação de uma cadeia de empregos indiretosO avanço de Suape impacta estados vizinhos, com a criação de uma cadeia de empregos indiretos - Suape/Divulgação

A APM Terminals Suape, em parceria com o SENAI Pernambuco, lançou o curso de Especialização Técnica em Mecatrônica Portuária, iniciativa que oferece 25 vagas exclusivas para ex-alunos da instituição. O programa, gratuito e certificado pelo SENAI, terá duração de sete meses e será realizado de forma presencial na unidade do SENAI em Ipojuca.

Voltado para técnicos em áreas como Eletrotécnica, Mecatrônica, Mecânica, Eletromecânica e Automação Industrial, o curso tem foco em automação, manutenção e operação de sistemas mecatrônicos aplicados ao ambiente portuário. A proposta é atender à crescente demanda por mão de obra qualificada no Complexo de Suape, que atualmente gera mais de 28 mil empregos diretos e indiretos.

Segundo o último Censo de Suape (2024), 78% das empresas enfrentam dificuldades para contratar profissionais na área administrativa. Em logística, o índice é de 77%; em mecânica, 61%; e em química, 33%.

“Para a APM Terminals, investir em capacitação é investir no futuro. Este curso é fruto de uma união de esforços entre a iniciativa privada e a educação técnica, e reforça nosso compromisso com a geração de oportunidades, a inovação e o desenvolvimento sustentável em Suape”, destacou Cecilia Grizzi Bruscky, People Business Partner da APM Terminals Suape.

Além de preparar os participantes para os desafios de uma indústria cada vez mais tecnológica e integrada, a iniciativa busca fortalecer o ecossistema econômico local, conectando educação profissional, mercado de trabalho e desenvolvimento regional.

 

Veja também

Newsletter