TJPE: Veja como se preparar para o concurso após a publicação do edital
Professor José Bione orienta candidatos sobre foco, estratégia e rotina de estudos no pós-edital
Com a publicação do edital do concurso do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) na última segunda-feira (7), candidatos interessados em ingressar na carreira pública já podem iniciar o planejamento para a reta final de preparação. O certame, que oferta vagas de cadastro de reserva para cargos de níveis médio e superior, terá provas em setembro, o que configura um período de aproximadamente dois meses e meio para os estudos.
O advogado e professor de Direito Empresarial, José Bione, destaca que o momento agora é de foco total no chamado pós-edital. Segundo ele, o primeiro passo é mapear o conteúdo cobrado. “É fundamental mapear o edital, identificar os principais assuntos cobrados e, especialmente, verificar o que ainda não foi estudado. A partir disso, o candidato deve revisar o que já viu e, nos tópicos ainda não estudados, buscar um bom material para se preparar”, afirmou. Para Bione, o objetivo nessa fase é garantir o domínio do conteúdo completo previsto no edital.
Sobre a preparação para a prova discursiva, prevista para os cargos de nível superior, o professor é enfático: o foco inicial deve ser na prova objetiva.
“Não adianta se preocupar com a discursiva antes de garantir um bom desempenho na objetiva. A prioridade é revisar os conteúdos, cobrir todo o edital e dominar as disciplinas principais. Depois disso, com a base sólida, aí sim o candidato pode começar a treinar a parte discursiva”, explicou.
Bione avalia que ainda há tempo hábil para uma preparação consistente, especialmente para quem já tem base nos conteúdos. “O edital veio relativamente enxuto. Então, se a pessoa já tem alguma base, já estudou parte dos assuntos, ainda dá tempo de fazer um bom pós-edital até a data da prova”, disse. No entanto, o cenário é diferente para quem está começando do zero.
“Se a pessoa está começando sem formação na área jurídica ou administrativa, o ideal seria fazer a prova apenas como preparação para concursos futuros. Nesse caso, tentar agora só valeria como experiência”.
Leia Também
• TJPE publica edital do novo concurso para servidores; confira detalhes
• TJPE: como conciliar estudo e ansiedade na véspera do edital
• TJPE elege Roberta Viana como desembargadora eleitoral
A carga horária de estudos também depende do nível de preparação.
“Se a pessoa já tem uma boa base, 4 a 5 horas líquidas por dia podem ser suficientes para chegar bem à prova. Agora, quem está começando do zero vai precisar se dedicar mais: transformar o estudo em uma profissão temporária. Nesse caso, 8 a 9 horas líquidas por dia seriam recomendáveis”, orientou.
O edital do concurso TJPE está disponível no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). As inscrições começaram na quarta-feira (9) e seguem até 5 de agosto. As provas para os cargos de nível médio serão aplicadas em 21 de setembro; já as provas para nível superior ocorrem em 28 de setembro.
Os cargos disponíveis são de Analista Judiciário - APJ (Função Judiciária), Analista Judiciário - APJ (Apoio Especializado/Analista de Sistemas), Oficial de Justiça OPJ, Técnico Judiciário - TPJ (Função Judiciária) e Técnico Judiciário - TPJ (Especializado/Programador de Computador). Os salários iniciais variam de R$ 5.858,86 (nível médio) a R$ 7.634,45 (nível superior).



