Seg, 15 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Concursos e Empregos

Trabalho e estudo, como conciliar?

Especialistas dão dicas para superar desafios como o cansaço e a baixa concentração

Umas das principais dicas para ser aprovado é o planejamento e a dedicaçãoUmas das principais dicas para ser aprovado é o planejamento e a dedicação - Divulgação

Conciliar trabalho e estudos não é uma missão fácil para quem experiencia essa rotina diariamente. Acordar cedo, passar o dia exercendo as funções do ofício e à noite estar com a mente tranquila para focar nos estudos é algo raro no cotidiano da maioria dos brasileiros que estudam para concurso. Encontrar formas de equilibrar a rotina e superar desafios como o cansaço e a baixa concentração é necessário para quem deseja ser aprovado em concursos públicos, uma das principais metas de quem deseja estabilidade financeira no Brasil. 

Para Camili Vitória, uma concurseira de 21 anos que trabalha no ramo de vendas de um shopping no Recife, as maiores dificuldades são a falta de tempo e o cansaço. "É difícil depois de oito horas de trabalho em pé e lidando com o público ter concentração e 100% de foco para as matérias exigidas", relatou. Os especialistas na área dão ideias e explicam métodos que ajudam os estudantes a buscarem formas de se sair bem nos certames. Umas das principais dicas é o planejamento. "É preciso ter uma média de tempo para o estudo semanal tentando estabelecer pelo menos mais de uma hora (por dia). E no final de semana focar inteiramente nos estudos", explicou o mestre em Direito Civil e professor universitário Felipe Torres.

 

Compreensão
Ainda de acordo com Felipe, a família também precisa ser companheira, com apoio emocional e no cotidiano. "Eu costumo dizer que equilíbrio é tudo. Lazer com a família é fundamental", destacou. Já o professor de Língua Portuguesa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Rosemberg Nascimento, diz que o ideal é que os candidatos façam o mapeamento das vagas disponíveis e, assim, tenham em mente qual o objetivo. "É importante montar um plano de acordo com as horas disponíveis, a fim de contemplar as matérias com maiores peso e dificuldade. Isso pode ser feito sozinho ou com ajuda profissional", orientou.

O professor  Thiago Melo é taxativo: "passar em concursos exige dedicação e renúncia. Já que o tempo é curto, a pessoa deve ser inteligente no uso do tempo livre. Um exemplo seria ler um PDF, assistir uma videoaula dentro do ônibus. Faça o que pode com o que tem, mas faça bem feito e de forma objetiva. Responder questões da banca que organizará a sua prova e fazer simulados são exemplos de estudo com objetividade", enfatizou.

Veja também

Newsletter