Transparência em xeque

A Direção Municipal do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) de Cabrobó, no Sertão do São Francisco, está pressionando a Câmara Municipal e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para obter informações detalhadas sobre um suposto empréstimo de R$ 15 milhões aprovado para a prefeitura.

Baseando-se na Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/11), o PSOL botou o pé na parede e quer esclarecimentos sobre a destinação dos recursos, os critérios que definiram o valor do empréstimo, o estudo de impacto financeiro, a modalidade de licitação, as condições de pagamento e os documentos que comprovem a legalidade do processo.

Essa não é a primeira vez que o prefeito de Cabrobó, Elioenai Dias Santos Filho, conhecido como Galego de Nanai (Avante), tenta aprovar um empréstimo de grande vulto. Em 2022, ele já havia proposto dois empréstimos de R$ 15 milhões cada, com a justificativa de promover melhorias na infraestrutura do município, mas deu com os burros n’água. A proposta enfrentou resistência de vereadores, que questionaram a falta de transparência em relação aos juros envolvidos.

O fato é que, a insistência do prefeito em obter financiamento, mesmo após a resistência inicial, lança dúvidas sobre a gestão financeira e a prioridade dada à transparência na administração pública. É aguardar para saber.

Pré-campanha fortalecida

A pré-campanha do odontólogo George Borja em São José do Egito, no Sertão do Pajeú, parece ter voltado a ganhar força com a adesão de três advogados que integravam a equipe jurídica do pré-candidato Fredson, da oposição. Vitor Rafael, Jemmes Nunes e Ezequias Miguel agora fazem parte da equipe de Borja. O anúncio foi feito durante um encontro no Sítio Riachão 2, que reuniu centenas de pessoas. Borja agradeceu o apoio dos novos aliados e destacou a importância da união para a luta política local. Com o respaldo do prefeito do Recife, João Campos (PSB), Borja segue consolidando sua base de apoio.

Data marcada

A candidatura de Major Morais para prefeito de Cachoeirinha, no Agreste Central, já tem data marcada e será oficializada em convenção marcada para o dia 4 de agosto. O anúncio foi feito durante uma reunião com o deputado federal Eduardo da Fonte, que reafirmou o apoio integral dos deputados Lula da Fonte, Antonio Moraes e Felipe Moraes aos pré-candidatos Major Morais e Raminho da Carne de Sol. Eduardo da Fonte destacou a seriedade e dedicação necessárias para conquistar a prefeitura. Já Major Morais ressaltou que o apoio político é crucial para fortalecer o desenvolvimento local e atender às demandas da população. A reunião contou com a participação de vários pré-candidatos a vereador, evidenciando a mobilização em torno do projeto político.

Dobradinha feminina

A chapa governista para a Prefeitura de Ipojuca (Região Metropolitana) sinaliza um movimento significativo de representatividade feminina, com a vereadora Adilma Lacerda confirmada como candidata a prefeita e Paulinha de Ricardo, esposa do vereador Irmão Ricardo, como forte nome para vice. A recente participação de Paulinha em um encontro de lideranças femininas em Nossa Senhora do Ó reforçou seu posicionamento na disputa. Com o apoio da atual prefeita Célia Sales, impedida de concorrer novamente, Adilma e Paulinha representam a continuidade e fortalecimento das lideranças femininas locais, desafiando as estruturas tradicionais de poder na política municipal.

Veja também

Serviço Secreto dos EUA nega acusações de que teria recusado proteção adicional para Donald Trump
comício na Pensilvânia

Serviço Secreto dos EUA nega acusações de que teria recusado proteção adicional para Donald Trump

Alcaraz vence Djokovic e é bicampeão de Wimbledon
tênis

Alcaraz vence Djokovic e é bicampeão de Wimbledon; troféu foi entregue pela princesa Kate

Newsletter