BYD lança campanha para atrair fornecedores locais para fábrica em Camaçari (BA)
Meta é atingir 50% de nacionalização de peças até 2027 e fortalecer indústria baiana
A BYD anunciou, na terça-feira (19), uma campanha para ampliar a participação de fornecedores brasileiros na fábrica de Camaçari, na Bahia.
Batizada de “BYD quer conhecer você”, a iniciativa foi apresentada em webinar com a Abipeças e o Sindipeças e tem como meta elevar para mais de 50% a nacionalização de partes e componentes até 2027.
Evento com fornecedores
O encontro contou com a presença de Cláudio Sahad, presidente da Abipeças e do Sindipeças; Tyler Li, presidente da BYD Brasil; e Alexandre Baldy, vice-presidente sênior e head comercial e de marketing da BYD Auto Brasil.
Leia Também
• Governo antecipa tarifa para elétrico, mas amplia isenção para a BYD
• Reciclagem veicular: Stellantis abre centro em SP para reciclar carros e peças até de outras marcas
• Stellantis atinge marca de 2 milhões de veículos produzidos no Polo Automotivo de Goiana
Quase 300 representantes de empresas brasileiras participaram do seminário online, interessados em fornecer itens para a operação baiana.
Segundo Baldy, a estratégia reforça a visão de longo prazo da companhia no Brasil:
“A BYD sempre teve em seu planejamento a fabricação completa dos carros no Brasil e é natural a busca por fornecedores de peças tanto na Bahia como em outros estados. Nossa cadeia será formada por brasileiros.”

Apoio do setor
Para Sahad, a iniciativa é positiva e conta com apoio das entidades:
“Toda empresa que quiser produzir no Brasil, utilizando a cadeia de fornecedores locais, será muito bem-vinda e terá nosso total apoio.”
A relação preliminar apresentada pela BYD já inclui centenas de demandas diretas e indiretas, como para-choques, pneus e baterias. A lista completa de componentes será disponibilizada em breve para associados do Sindipeças e da Abipeças.
Expansão no Brasil
Líder em vendas de veículos elétricos no país, a BYD foi responsável em 2025 por 8 em cada 10 elétricos e 3 em cada 10 híbridos comercializados no mercado nacional.
Além do portfólio, a marca investe em capilaridade: já são quase 190 concessionárias no Brasil, com previsão de superar 200 unidades nas próximas semanas.
A companhia também está em processo de qualificação de fornecedores locais. A Continental Pneus, vizinha à planta de Camaçari, foi a primeira empresa oficialmente homologada.
Incentivos fiscais e apoio institucional
Durante o webinar, a BYD apresentou detalhes sobre políticas tributárias voltadas a fornecedores no estado da Bahia. O pacote de incentivos busca estimular a cadeia produtiva local e fortalecer a indústria na região.
A empresa também se comprometeu a facilitar a interlocução dos fornecedores com o governo baiano, criando condições mais competitivas para os parceiros e favorecendo a geração de empregos.
Estratégia para a Bahia
O movimento faz parte da estratégia da montadora de estruturar um ecossistema industrial robusto no Brasil, com especial atenção ao fortalecimento da economia baiana. A ideia é criar um ambiente colaborativo, que una empresas locais, investimentos em tecnologia e incentivo à produção nacional.



