Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
FMOTORS

Citroën C3 You! Turbo: um hatch com alma de SUV, motor turbo e preço competitivo, mas vale a pena?

Marca aposta em visual e motorização, mas versão vem com ausências no pacote de segurança

Visual elevado com cara de SUV: A frente robusta com DRL em LED dá identidade ao C3 You Turbo AT.Visual elevado com cara de SUV: A frente robusta com DRL em LED dá identidade ao C3 You Turbo AT. - Citröen/Divulgação

O segmento de compactos está cada vez mais competitivo. Os preços subiram, o consumidor está mais exigente e, em meio a esse cenário, o Citroën C3 You! Turbo AT 2025 se apresenta como uma das propostas mais acessíveis entre os modelos com motor turbo e câmbio automático.

Com valor de R$ 101.490,00 e um 0 a 100 km/h de 8,4 segundos, um dos melhores da categoria, o modelo busca atrair quem procura desempenho com economia, visual moderno e dirigibilidade urbana.

Durante nosso teste foi possível avaliar o carro em diferentes condições de rodagem, e a experiência trouxe pontos bastante interessantes, tanto positivos quanto os que podem melhorar.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

Listamos os destaques e os poréns, considerando motorização, design, segurança, tecnologia e relação custo-benefício, que fazem do C3 Turbo uma escolha com pontos fortes, mas que também exigem atenção.

Citröen C3 YouTraseira simples, mas funcional: Design do C3 You! limpo com lanternas elevadas reforça o visual alto do modelo | Foto: Stellantis/Divulgação

- O que surpreende no C3 You! Turbo

Motor 1.0 Turbo 200 com câmbio CVT: desempenho convincente
O principal diferencial do C3 You nessa versão é a adoção do motor 1.0 Turbo 200, fabricado pelo grupo Stellantis, aliado ao câmbio automático CVT que simula até sete marchas.

O conjunto entrega até 130 cv com etanol e torque de 20,4 kgfm, garantindo respostas ágeis nas arrancadas e retomadas.

Citroen C3 For You!Motor Turbo 200 de até 130 cv: conjunto garante boas respostas no dia a dia, com consumo equilibrado | Foto: Stellantis/Divulgação

Durante o uso urbano, o desempenho surpreende. O carro responde bem em situações de trânsito intenso, mesmo com o ar-condicionado ligado e carga moderada.

Em subidas mais íngremes, o motor mantém bom ritmo sem precisar elevar demais os giros. O consumo também agradou: a média registrada foi de 13,5 km/l com gasolina dentro do que se espera de um modelo leve com proposta urbana.

Design elevado e visual com personalidade
Apesar de ser classificado como um hatch, o C3 transmite ares de SUV. Com 18 cm de altura livre do solo, ele passa com facilidade por lombadas e valetas sem raspar, além de lidar bem com asfaltos irregulares.

O design também merece destaque. A frente alta, os vincos marcados e o conjunto óptico com DRL em LED criam uma identidade visual própria, especialmente nesta faixa de preço. O estilo robusto, mesmo na versão de entrada com motor turbo, ajuda o carro a se destacar no trânsito.

Citroen C3 For You! Interior espaçoso, mas com acabamento simples e sem muitos detalhes. O C3 You! conta, ainda, com Central de 10’’ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio | Foto: Stellantis/Divulgação

Boa central multimídia e assistente de partida em rampa de série
O C3 You! Turbo AT traz central multimídia de 10 polegadas, com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de direção elétrica, ar-condicionado e comandos no volante. Outro ponto positivo é a presença do assistente de partida em rampa, que facilita muito em subidas.

Para um carro automático com motor turbo, esse conjunto de equipamentos é competitivo dentro da faixa dos R$ 100 mil, considerando o atual cenário do mercado nacional.

- Pontos de atenção

Ausência de controles de estabilidade e tração
O principal ponto negativo é a falta de itens básicos de segurança ativa, como controle eletrônico de estabilidade (ESP) e de tração (TCS). Esses sistemas não estão presentes nem como opcional, o que coloca o C3 You! em desvantagem frente a concorrentes diretos que já oferecem esse recurso de série.

Além disso, o modelo vem equipado apenas com dois airbags frontais, número mínimo exigido por lei. Em um mercado que caminha para oferecer quatro ou seis airbags mesmo em versões de entrada, esse é um ponto sensível, especialmente considerando o preço final acima dos R$ 100 mil.

Outro ponto de alerta é que as portas destravam automaticamente assim que o carro é desligado, o que é uma falha na segurança conhecida nos modelos C3. Em 2025, isso já pesa negativamente, principalmente se a gente olhar os concorrentes diretos.

Interior com acabamento simples
O acabamento interno do C3 You! Turbo é direto e sem sofisticação. Predominância de plásticos rígidos, ausência de forros nas portas e bancos com tecido simples criam um ambiente funcional, mas pouco acolhedor. O painel é reto e sem texturas, transmitindo a sensação de um carro mais básico do que o preço sugere.

Faltam também elementos práticos de conforto, como apoio de braço central e console com porta-objetos mais versátil. Esses detalhes fazem diferença na experiência de uso diário e não estão presentes nessa configuração.

Citroen C3 For You!Modelo tem faltas nos acabamentos e alguns itens úteis no dia a dia | Foto: Stellantis/Divulgação

Ergonomia limitada e itens de conveniência ausentes
Algumas ausências impactam o conforto a bordo. O volante não possui ajuste de altura ou profundidade, e os ajustes dos bancos são bem frágeis. 

São itens que agregam praticidade no dia a dia e que já são oferecidos por diversos concorrentes, mesmo em versões de entrada.

Isso sem contar com o painel de instrumentos, que até é digital, mas simples e monocromático e sem conta-giros. Parecem faltas bobas, mas no uso diário faz diferença.

Citroen C3 For You!.Porta-malas do Citroën C3 YOU! tem capacidade para 315 litros | Foto: Stellantis/Divulgação

Concorrência
Na faixa entre R$ 95 mil e R$ 110 mil, o C3 You! Turbo AT enfrenta rivais com propostas semelhantes e que já oferecem alguns itens que o Citroën deixa de lado. Veja como ele se posiciona:

Fiat Argo Drive 1.3 CVT – Também com câmbio automático, parte de R$ 101 mil. Não tem motor turbo, mas oferece modo esportivo, ESP, sensor de ré, volante com ajuste e acabamento interno mais caprichado.

Hyundai HB20 Sense TGDI AT – Parte de R$ 98 mil com motor turbo, ESP, seis airbags e câmera de ré. O ponto fraco está no espaço interno e na altura do solo.

Renault Stepway 1.6 CVT – Mais caro (a partir de R$ 107 mil), tem boa altura, visual aventureiro e pacote de segurança mais completo, mas consumo é mais elevado.

O Citroën C3 You! Turbo AT ganha vantagem no desempenho, visual e central multimídia, mas ainda perde em segurança e ergonomia frente à concorrência direta.

Citroën C3 YOU!Assinatura em LED só no DRL: os faróis principais são halógenos, mas o conjunto frontal chama atenção | Foto: Stellantis/Divulgação

Vale o investimento?
O C3 You! Turbo AT 2025 se apresenta como uma opção interessante para quem busca um carro com visual moderno, motor turbo competente e câmbio automático, por um preço ainda competitivo no mercado.

No entanto, o modelo entrega esse conjunto cortando em áreas sensíveis, como segurança, acabamento e itens de conforto. O desempenho agrada, e o consumo é coerente, mas quem valoriza equipamentos de segurança ativa e refinamento interno pode se decepcionar.

Em resumo, é uma boa escolha para quem prioriza motor, estilo e central multimídia, mas não se importa em abrir mão de alguns itens que, para muitos consumidores, já deveriam ser padrão em um carro acima dos R$ 100 mil.

Veja também

Newsletter