Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
FMOTORS

Fábrica da GWM no Brasil inicia produção com os SUV Haval H6, H9 e picape Poer P30; confira

Planta de Iracemápolis terá capacidade de 50 mil veículos/ano e mira exportação

Haval H6: primeira unidade nacional sai da fábrica de Iracemápolis com versões híbridas e motor 1.5Haval H6: primeira unidade nacional sai da fábrica de Iracemápolis com versões híbridas e motor 1.5 - GWM/Divulgação

Após meses de ajustes, a GWM inicia oficialmente a produção de veículos no Brasil. A cerimônia de abertura da fábrica em Iracemápolis (SP), realizada nesta sexta-feira (15), contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do seu vice, Geraldo Alckmin.

O primeiro modelo a sair da linha de montagem é o SUV Haval H6, marcando o Brasil como o quarto país a abrigar uma fábrica completa da montadora, junto à China, Rússia e Tailândia.

Embora a produção oficial comece agora, unidades do H6 já vinham sendo montadas em caráter pré-série na fábrica há cerca de um mês.

Modelos e motorização
A linha inicial inclui o Haval H6 com motor 1.5 a gasolina e versões híbridas plug-in, mantendo o design atual. O facelift chinês deve chegar em 2026, acompanhado da versão flex.

Além do H6, a GWM também produzirá o SUV H9 e a picape Poer P30, ambos com motor 2.4 turbodiesel e câmbio automático de nove marchas. Esses modelos começarão a ser vendidos em setembro, ainda importados, e serão nacionalizados posteriormente.

“O Brasil é um dos maiores mercados automotivos do mundo. Vamos ampliar nossa linha e oferecer mais opções aos consumidores, contribuindo para o crescimento socioeconômico local e promovendo sustentabilidade e direitos trabalhistas", destacou Mu Feng, presidente global da GWM.

Estrutura e capacidade da fábrica

Fábrica da GWM em Iracemápolis (SP) inicia produção nacional com capacidade de 50 mil veículos por ano. Fábrica da GWM em Iracemápolis (SP) inicia produção nacional com capacidade de 50 mil veículos por ano | Foto: GWM / Divulgação

A planta de Iracemápolis tem capacidade para 50 mil veículos por ano, iniciando com um turno e mirando expansão para dois turnos até 2026. A previsão é produzir mais de 30 mil unidades já no próximo ano, chegando a 50 mil em três anos e 100 mil posteriormente.

Até o fim de 2025, a fábrica vai gerar 800 empregos diretos, com expansão prevista para mais dois mil postos.

O processo de montagem segue o modelo full parts import (peça-a-peça), diferente dos regimes CKD ou SKD. Componentes chegam individualmente e são montados no Brasil, permitindo maior flexibilidade e possibilidade de nacionalização gradual de peças.

A GWM já conta com 105 fornecedores interessados, mirando 35% de componentes localizados em 2026 e 60% em três anos.

Saiba mais sobre os modelos:

Haval H6 - o primeiro nacional
O H6 lidera as vendas da marca no Brasil. As versões HEV2 e PHEV19, PHEV34 e GT combinam motor 1.5 a gasolina com diferentes configurações elétricas, entregando entre 243 cv e 393 cv e até 77,7 kgfm. A Bosch trabalha para que o motor se torne flex a partir de 2026.

Picape Poer P30 e SUV H9

O Haval H9 e a Poer P30 reforçam a linha da GWM no Brasil. O Haval H9 e a Poer P30 reforçam a linha da GWM no Brasil | Foto:GWM/Divulgação

A Poer P30 é maior que a Hilux, com 5,41 m de comprimento, 3,08 m de entre-eixos e caçamba para 1.050 kg. O motor é o 2.4 turbodiesel, e o câmbio é automático de nove marchas ZF.  

O modelo usa carroceria sobre chassi, tração 4x4 convencional e suspensão traseira por feixe de molas, garantindo robustez e facilidade de manutenção.

O Haval H9, rival do Toyota SW4, traz a mesma motorização da Poer 30, mas mede 4,95 m e comporta sete ocupantes.

O modelo oferece tecnologias como painel digital, central de 15 polegadas, comandos de voz com IA e pacote completo de assistências à condução (ADAS).

No Brasil, o estepe será reposicionado abaixo do assoalho do porta-malas, equilibrando estética, funcionalidade e segurança.

Veja também

Newsletter