Fiat Fastback 2026 evolui no visual e desempenho, mas entrega menos do que custa
SUV Coupé agrada no design e espaço, mas cobra caro por itens que rivais já oferecem de série
Brotas (SP) - A convite da Fiat, o blog FMotors esteve em Brotas, no interior de São Paulo, para acompanhar o lançamento e realizar o test drive completo do Fiat Fastback 2026. O modelo, que desde 2022 ocupa uma posição interessante entre os SUVs compactos com perfil Coupé, chega renovado, visualmente mais agressivo, mantendo opções eletrificadas e uma versão Abarth que reforça a proposta esportiva.
O Fastback evoluiu, sim, trazendo melhorias no design, na experiência ao volante e mais conectividade. Mas também levanta uma discussão importante: até que ponto faz sentido cobrar caro por itens que já deveriam ser de série em um carro que custa mais de R$ 160 mil?
Durante nossa avaliação nas estradas e trajetos urbanos entre as cidades de Águas de São Pedro e Brotas, ficou claro que o Fastback continua sendo uma escolha estratégica para quem valoriza estilo, altura do solo e porta-malas.
Leia Também
• Mais envenenado, Pulse Abarth 2026 evolui no visual e mantém DNA esportivo; confira detalhes e valor
• Testamos o novo Nissan Kicks 2026: vale o que custa? Veja prós e contras
• Vale a pena comprar o Jeep Renegade Willys? Testamos e contamos tudo sobre o SUV feito em Pernambuco
No entanto, a ausência de equipamentos como freios a disco traseiros, piloto automático adaptativo e bancos elétricos, esse último presente apenas na versão Abarth, faz pensar sobre o custo-benefício, principalmente em comparação com a concorrência direta.
Fiat Fastback 2026 mantém o charme da traseira coupé, além de também renovar os para-choques, inclusive o traseiro. |Foto: Stellantis/DivulgaçãoDesign evoluiu, mas mantendo o queridinho coupé
A Fiat manteve o estilo arrojado que fez o Fastback se destacar desde 2022, mas agora com toques mais sofisticados.
A dianteira foi redesenhada, com linhas mais verticais, nova grade em preto brilhante e detalhes em LED. O resultado é um visual ainda mais esportivo e robusto.
A traseira continua com estilo Coupé, e o para-choque traseiro agora é novo nas versões topo, como a Limited Edition T270.
Todas as versões e motores: de 130 cv ao veneno da Abarth
Motor do novo Fiat Fastback varia do 1.0 Turbo 200 e 1.3 Turbo 270. | Foto: Stellantis/DivulgaçãoA linha 2026 do Fastback conta com cinco versões:
Turbo 200: motor 1.0 turbo de até 130 cv (etanol), câmbio CVT e bom desempenho urbano.
Versão Abarth do Fiat Fastback ganha detalhes em vermelho na grade frontal. | Foto: Stellantis/DivulgaçãoAudace Hybrid Turbo 200: mesma base mecânica com sistema híbrido leve de 12V.
Impetus Hybrid Turbo 200: mais equipada, com rodas de 18” e acabamento escurecido.
Limited Edition Turbo 270: motor 1.3 turbo de 185 cv e mais sofisticação.
Abarth Turbo 270: visual exclusivo, bancos concha com ajustes elétricos, teto solar e performance de esportivo.
O destaque é o motor T270 (1.3 turbo flex), que entrega desempenho empolgante com torque de 270 Nm e 0 a 100 km/h em apenas 7,6s no Abarth.
Interior renovado, mas com faltas sentidas
Novo Fastback conta com revestimento em Black Vinyl nas portas e bancos. | Foto: Stellantis/DivulgaçãoA cabine evoluiu: novos acabamentos na porta e bancos com forro em Black Vinyl, com materiais de melhor qualidade.
Além disso, mantém a central multimídia de até 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e um cluster full digital de 7 polegadas (a partir da Audace).
O espaço interno é um dos melhores da categoria, com 2,53 m de entre-eixos, deixando todos os passageiros bem confortáveis durante trajetos, inclusive os longos.
Fastback 2026 mantém a central multimídia de 10,1 polegadas a aprtir da versão Audace e o cluster full digital de 7 polegadas a partir da Impetus. | Foto: Stellantis/Divulgação
Na versão Abarth do Fiat Fastback o destaque vai para costuras e friso em vermelho, além de um revestimento mais premium nos bancos e painel. | Foto: Stellantis/DivulgaçãoPor falar em espaço, o porta-malas de 600 litros continua imbatível na categoria, ainda mais se contar com os mais de mil litros de capacidade com os bancos rebatidos, superando várias picapes médias, como a própria Fia Toro da mesma marca.
Algumas ausências, porém, incomodam: não há freios a disco nas rodas traseiras, nem piloto automático adaptativo, item cada vez mais presente em concorrentes.
Além disso, ajuste elétrico do banco do motorista só aparece na versão Abarth, mas é ausente mesmo nas versões que passam dos R$ 160 mil.
Com porta-malas de 600 litros, a capacidade do Fiat Fastback 2026 chega a mais de mil litros com os bancos rebatidos. | Foto: Stellantis/DivulgaçãoTecnologia e segurança: tem, mas nem tudo vem de fábrica
Durante o test drive com a versão Impetus Hybrid, notamos que recursos como espelhamento de celular e alerta de ponto cego só estão disponíveis com um pacote opcional de R$ 3.990. Para ter mais requinte, com teto solar panorâmico, o custo sobe mais R$ 4.990.
Ou seja, o carro tem tecnologia, mas o consumidor precisa pagar mais para equipá-lo.
Para garantir o teto solar na versão Impetus do Fiat Fastback 2026 é preciso desembolsar R$ 4.990. | Foto: Stellantis/DivulgaçãoO veículo conta com pacote de segurança ADAS com frenagem automática de emergência, assistente de faixa e comutação de faróis, que está disponível a partir da versão Audace.
Dirigibilidade confortável e provocante
Na pista e na estrada, as versões 1.0 turbo têm desempenho honesto, com boa resposta para uso urbano. As híbridas trazem leve ganho em eficiência, mas o que realmente impressiona é o Abarth.
O acerto esportivo é nítido: direção direta, câmbio que responde rápido e modos de condução ajustáveis, incluindo o modo envenenado Poison, que muda completamente o comportamento do carro, deixando-o afiado e divertido de guiar.
Vale a pena comprar o Fiat Fastback 2026?
A frente da carroceria do Fiat Fastback 2026 foi onde o carro ganhou mais alterações. | Foto: Stellantis/DivulgaçãoSe você valoriza design diferenciado, porta-malas generoso, altura do solo elevada e performance nas versões mais caras, o Fastback 2026 continua sendo uma das melhores opções entre os SUVs coupé compactos.
Mas a atenção precisa estar no valor final do carro, que pode surpreender. Ao incluir os pacotes essenciais de conectividade, teto solar e segurança, as versões intermediárias ultrapassam facilmente os R$ 160 mil, competindo diretamente com SUVs médios mais completos, como o Jeep Compass T270, o Hyundai Creta ou o Chevrolet Tracker Premier, que entregam mais conteúdo de série.
A falta de itens como freio a disco traseiro, ACC e bancos elétricos fora da versão Abarth são pontos negativos que tiram parte do brilho do conjunto, especialmente pelo preço cobrado.
No geral, o Fiat Fastback 2026 é uma boa escolha para quem prioriza estilo, espaço e motores turbo, mas exige do comprador um olhar atento aos pacotes opcionais.
O custo-benefício melhora nas versões híbridas e Limited, enquanto o Abarth pode até se justificar pelo prazer ao dirigir o esportivo.
Confira a lista de itens e preços:
Fiat Fastback T200 - R$ 119.990
• Motor T200
• Transmissão Automática
• Perfil de condução
• Freio eletrônico
• Cluster 3,5”
• Multimídia 8,4”
• A/C digital
• Autohold
• Sensor de estacionamento
• Farol em LED
• Retrovisores elétricos
• Rodas de liga leve 17”
• Bancos em tecido
• Volante P.U
Fiat Fastback Audace T200 Hybrid – R$ 159.990
Todos os equipamentos do T200 AT mais:
• Motor T200 hybrid
• Keyless
• Carregador por indução
• Lane Keep Assist
• AEB
• Multimídia 10,1”
• Detecção de chuva
• Retrovisor fotocrômico
• Farol alto automático
• Partida remota
• Câmera de ré
• Maçanetas na cor da carroceria
• Retrovisores externos em black piano
• Roda de liga leve 17” diamantada
• Painel de portas dianteiro em tecido
• Volante em couro
• Opcionais: Serviços conectados
Fiat Fastback Impetus T200 Hybrid – R$ 167.990
Todos os equipamentos do Audace mais:
• Cluster 7”• Sensor de estacionamento dianteiro
• Luz no retrovisor externo
• Retrovisor com rebatimento
• Rodas de liga leve 18”
• Telo bicolor
• Bancos em couro
• Painel de portas dianteiro em couro
• Opcionais: banco de couro ecológico claro, serviços conectados com monitramento de ponto cego e pacote Sunroof
Fiat Fastback Limited Edition – R$ 171.990
Todos os equipamentos do Impetus T200 Hybrid mais:
• Motor T270
• Câmbio AT 6 marchas
• Molduras inferiores na cor da carroceria
• Opcionais: pacote Sunroof e serviços conectados com monitramento de ponto cego
Fastback Abarth - R$ 177.990
Todos os equipamentos da Limited Edition mais:
• Calibração esportiva
• Serviços conectados
• Monitoramento de ponto cego
• Teto panorâmico
• Banco do motorista com ajuste elétrico
• Rodas 18” exclusivas
• Ponteiras esportivas
• Spoiler preto
• Bancos esportivos em couro
• Farol de neblina em LED
*A jornalista viajou a convite da Fiat



