Ford anuncia picape elétrica inédita com nova plataforma e produção 40% mais rápida
Modelo médio será feito em Louisville a partir de 2027 com baterias LFP e montagem inovadora
A Ford apresentou sua Plataforma Universal de Veículos Elétricos e o Sistema Universal de Produção, que prometem mudar a forma de desenvolver e fabricar automóveis elétricos.
O primeiro produto será uma picape elétrica média de quatro portas, produzida em Louisville, nos Estados Unidos (EUA), para o mercado interno e exportação a partir de 2027.
Com investimento total de cerca de US$ 5 bilhões, incluindo fábrica e produção de baterias, o projeto combina engenharia simplificada, menor custo e montagem mais ágil.
As baterias prismáticas de fosfato de ferro-lítio (LFP) serão produzidas no BlueOval Battery Park Michigan, também nos EUA, e oferecem mais durabilidade, menor custo e ausência de cobalto e níquel.
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Plataforma mais simples e eficiente
A nova arquitetura tem 20% menos peças, 25% menos fixadores e exige 40% menos estações de trabalho, reduzindo em 15% o tempo de montagem. O chicote elétrico é 1,3 km mais curto e 10 kg mais leve que o usado no SUV elétrico de primeira geração da Ford.
As baterias, integradas estruturalmente ao piso, ajudam no baixo centro de gravidade, melhoram a dirigibilidade e aumentam o espaço interno. A picape terá cabine ampla, porta-malas dianteiro (frunk) e caçamba capaz de transportar equipamentos grandes sem bagageiro extra.
Segundo a Ford, o desempenho será comparável ao de um Mustang EcoBoost, com aceleração rápida e mais força descendente para estabilidade.
Nova produção e peças fundidas
O novo processo substitui a linha tradicional por uma “árvore de montagem”, na qual três subconjuntos (frente, traseira e bateria estrutural com interior) são montados separadamente e depois unidos. Grandes peças de alumínio fundido reduzem a quantidade de componentes e simplificam a produção.
Kits completos com peças e ferramentas são entregues aos operadores, melhorando a ergonomia e evitando movimentos repetitivos que causam desgaste. O resultado é uma montagem até 40% mais rápida que a atual de Louisville, com ganho final de 15% na produtividade.
Estrutura e tecnologia de fábrica
A planta ganhará 4.800 m² adicionais e um sistema logístico mais eficiente. A infraestrutura digital será atualizada com rede mais rápida e mais pontos de acesso que qualquer outra unidade global da Ford, permitindo inspeções de qualidade mais precisas.



