GWM Haval H9: testamos o SUV de R$ 309 mil e 7 lugares que desafia SW4, Commander e Pajero Sport
SUV de 7 lugares aposta em motor diesel, espaço e pacote tecnológico para conquistar o público
Depois da picape Poer P30, a GWM lança outro modelo a diesel, mas desta vez no segmento que mais cresce no Brasil: o do SUV, mais precisamente na categoria dos grandalhões e mais robustos.
O Haval H9 é um SUV de sete lugares, também produzido em Iracemápolis (SP), que mira diretamente em modelos de peso e reconhecimento no mercado como Toyota SW4, Jeep Commander e Mitsubishi Pajero Sport.
A escolha não é por acaso. A marca chinesa, que vinha apostando forte na eletrificação, percebeu que tem muito a oferecer àquele consumidor mais tradicional, que busca força, robustez e autonomia e sem interesse em ter carros eletrificados. E decidiu entrar no segmento com estilo.
H9 traz grade imponente e faróis full LED | Foto: GWM/Divulgação Leia Também
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Viajamos a convite da GWM até a charmosa cidade de São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha, para conhecer de perto a novidade. As estradas sinuosas, trilhas acidentadas e até travessias de água foram perfeitas para testar tudo o que H9 promete. Mas será que esse gigante de sete lugares tem fôlego para mexer com a hegemonia da SW4 e do Commander?
Na segunda e terceira fileiras, tem espaço de sobra e ventilação dedicada para os passageiros | Foto: GWM/DivulgaçãoDesign robusto e suspensão recalibrada
O Haval H9 impressiona já de cara: grade frontal robusta, faróis full LED, rodas de 19 polegadas e estribos retráteis que reforçam a pegada aventureira. Com 4,95 m de comprimento, 1,96 m de largura, 1,93 m de altura e entre-eixos de 2,85 m, o SUV não passa despercebido.
Mas não é só aparência. Em pistas on e off-road, o H9 mostrou que não veio para ser apenas mais um SUV grande, mas sim para disputar seriamente espaço com os veteranos da categoria.
São 224 mm de altura livre do solo, ângulo de ataque de 31°, saída de 25° e capacidade de rampas de até 57%, além de imersão de 800 mm. Em outras palavras: um carro feito para enfrentar desde o asfalto até os terrenos mais desafiadores sem pedir socorro.
Mesmo em terrenos acidentados, o SUV absorveu bem os impactos graças ao acerto de suspensão feito especialmente para o solo brasileiro. Buracos, pedras e irregularidades foram superados sem dificuldades.
O Haval H9 tem 224 mm de altura livre do solo, ângulo de ataque de 31°, saída de 25° e capacidade de rampas de até 57%, além de imersão de 800 mm | Foto: GWM/DivulgaçãoMotor e desempenho
Debaixo do capô, o H9 traz um 2.4 turbodiesel de 184 cv e 48 kgfm de torque, aliado a um câmbio automático de nove marchas. A aceleração de 0 a 100 km/h em 13 segundos não empolga esportivamente, mas o foco aqui é robustez e força constante.
O consumo ficou na média, com 10,4 km/l na cidade, o que é bom para um carro com quase 5 metros de comprimento e mais de 1,90 m de altura.
O conjunto ainda oferece tração 4x2, 4x4 e 4x4 Low, somados a 7 modos de condução (areia, lama, neve, expert e outros), incluindo a função “Tank Turn”, que facilita o raio de giro, o que ajuda nas manobras em locais apertados.
Ao entrar, a sensação é de sofisticação e espaço de sobra. O H9 realmente acomoda sete adultos com conforto. A terceira fileira permite que pessoas mais altas se instalem com alguma folga e com o refresco proporcionado pelas saídas de ar próprias.
Outro destaque é o modo massagem no banco do motorista, perfeito para quem encara longas viagens ou um dia puxado de trabalho. Há também bancos dianteiros com ajuste elétricos, além de terem a opção de ficarem ventilados e aquecidos.
Ainda falando de conforto, o ar-condicionado tem três zonas, o volante pode ser aquecido e teto solar panorâmico deixa a cabine mais charmosa.

O porta-malas é versátil: de 88 litros (sete lugares ocupados) a 1.580 litros, com a segunda e terceira fileiras rebatidas. Um alívio para famílias grandes ou quem viaja com muita carga.
A tecnologia também não decepciona. Igual à Poer P30, o painel de instrumentos é digital e de 10,25 polegadas e central multimídia de 15,4 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, carregamento sem fio, câmeras 360° + 180° (com simulação da imagem abaixo da carroceria), e até tomada de 220V.
Câmera 360° + 180°: no Haval H9, o motorista tem a visão até da parte de baixo do carro | Foto: GWM/DivulgaçãoSegurança reforçada
A GWM equipou o H9 com o pacote ADAS 2, incluindo frenagem autônoma de emergência, monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, controle de cruzeiro adaptativo com Stop & Go e alerta de abertura de portas. Tudo bem calibrado e sem ser intrusivo.
Outro detalhe curioso é o freio controlado por motor elétrico, que oferece respostas rápidas, pedal preciso e resistência ao superaquecimento.
Haval H9 tem pacote de segurança completo com ADAS nível 2 | Foto: GWM/DivulgaçãoE na comparação com as rivais?
A Toyota SW4 ainda carrega a fama de confiabilidade e tradição, mas oferece menos tecnologia e conforto.
O Jeep Commander agrada pelo design e pelo interior caprichado, mas não entrega a mesma robustez off-road, além da terceira fileira ter espaço bem apertado.
Já o Pajero Sport é durão, mas não se renova e começa a ficar para trás diante das novidades.
O H9 tenta equilibrar os dois mundos: robustez para quem gosta de se aventurar fora da estrada e sofisticação para agradar famílias que buscam comodidade no dia a dia.
Linhas robustas e lanternas 3D em LED dão personalidade ao H9 | Foto: GWM/DivulgaçãoVale o investimento?
Com preço de R$ 309 mil na pré-venda (passando para R$ 319 mil após o período) e uma das maiores garantia do mercado (10 anos), o Haval H9 chega ao mercado com argumentos fortes para enfrentar os rivais.
Ainda conta com a produção nacional em Iracemápolis (SP), que garante disponibilidade de peças para tentar ganhar a confiança no pós-venda.
Mas, com tudo isso, será que a chinesa vai abalar as gigantes do segmento? Depois de passar pela experiência ao volante do H9 na Serra Gaúcha, a impressão é de que sim. Talvez não desbanque a SW4 de imediato, mas certamente vai fazer Toyota, Jeep e Mitsubishi repensarem estratégias. Vamos aguardar como essa estreia vai balançar o mercado dos SUVs grandalhões.



