Stellantis desmente boato sobre Fiat Uno a R$ 30 mil: “É incoerente e inviável”
Fake news usa imagens do Grande Panda e ignora custos reais da indústria automotiva brasileira
Um Fiat Uno híbrido novinho por R$ 30 mil em pleno 2025? Parece um sonho, mas é só mais uma fake news que viralizou nas redes sociais.
As imagens que circularam recentemente, apontando o suposto retorno do modelo por um preço inacreditável, na verdade, mostram o Fiat Grande Panda, um carro europeu que está em testes no Brasil, mas sem nenhuma relação com o velho Uno e nem com o suposto valor.
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Entramos em contato com a Stellantis, conglomerado automobilístico responsável pela marca Fiat, sobre o assunto. Em nota, a empresa explicou que a notícia é falsa e não corresponde aos valores reais da produção atual de um veículo no Brasil.
“A Stellantis esclarece que é infundada a informação que está sendo divulgada na internet sobre um futuro Uno com valor de R$ 30 mil. A Fiat sempre prezou pela acessibilidade do brasileiro a veículos econômicos, tecnológicos e seguros. Este valor anunciado por fonte não-oficial é incoerente e inviável para carros que respeitem a legislação atual, com qualidade e ambientalmente responsáveis. Atualmente, o automóvel mais barato do Brasil é o Fiat Mobi, com preço sugerido de R$ 69.975,00.”
O Fiat Mobi é o modelo mais barato da marca Fiat, que custa a partir de R$ 69.975,00 | Foto: Stellantis/Divulgação Realidade do mercado inviabiliza o preço tão baixo
A ideia de um carro novo por R$ 30 mil ignora completamente a realidade da indústria automotiva nacional. Hoje, esse valor mal cobre o custo de produção mais básico de um veículo popular.
De acordo com especialistas do mercado, só o custo de produção de um carro básico hoje gira entre R$ 45 mil e R$ 55 mil, isso sem contar margem de lucro, impostos, logística e pós-venda.
Carro novo precisa cumprir exigências caras
Mesmo os compactos mais simples precisam atender a diversas normas obrigatórias, como:
- Airbags duplos e freios ABS
- Controle de estabilidade (ESC)
- Estrutura reforçada com aços de ultra-alta resistência
- Ancoragem Isofix para cadeirinhas infantis
- Tecnologia embarcada mínima, como conectividade e sensores
Além disso, o dólar valorizado afeta o preço de peças importadas, e os motores modernos exigem maior investimento em pesquisa e desenvolvimento.
Grande Panda é um projeto europeu, não um novo Uno
A confusão com o Uno surgiu porque o Grande Panda traz traços visuais que lembram o saudoso compacto da Fiat, principalmente as linhas mais quadradas.
No entanto, o novo modelo europeu tem outra proposta: é construído sobre a moderna plataforma Smart Car da Stellantis, com versões híbrida-leve, com motor 1.2 turbo, e elétrica, com 113 cv e autonomia de até 320 km. Suas dimensões (3,99 m de comprimento e 2,54 m de entre-eixos) o colocam como substituto natural do Panda europeu, não do Uno brasileiro.
Trata-se de um carro pensado para o mercado europeu, onde há incentivos governamentais para veículos elétricos e compactos. Por lá, o modelo custa a partir de 18.900 euros (em reais, equivalente a aproximadamente R$ 120 mil).



