Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
FMOTORS

Tensões com Trump fazem BYD suspender plano de fábrica no México

Marca foca expansão no Brasil e adia decisão sobre nova unidade nas Américas

Fabricantes de automóveis dos EUA alertaram que as tarifas acarretarão bilhões de dólares em custos adicionaisFabricantes de automóveis dos EUA alertaram que as tarifas acarretarão bilhões de dólares em custos adicionais - Reprodução

A BYD decidiu engavetar os planos de construir uma fábrica de carros no México. O motivo: a incerteza causada pela política comercial do ex-presidente Donald Trump, que voltou ao centro do debate geopolítico com sua retórica protecionista.

Mesmo com a intenção de crescer nas Américas, a fabricante chinesa de veículos elétricos ainda não tem prazo para retomar os investimentos. "Estamos esperando por mais clareza antes de tomar decisões", disse Stella Li, vice-presidente executiva da empresa, durante a inauguração da nova fábrica na Bahia — a primeira da BYD fora da Ásia.

Antes da pausa, a companhia avaliava três possíveis locais no México. A mudança de planos foi acelerada após a eleição nos EUA e pela pressão de autoridades chinesas, que temem o acesso americano à tecnologia da BYD, segundo o Financial Times.

O cenário ficou ainda mais instável com as novas tarifas anunciadas por Trump, que afetam uma ampla gama de produtos — inclusive carros. Montadoras americanas já estimam bilhões em prejuízos. A GM, por exemplo, reagiu com um plano de US$ 4 bilhões para transferir a produção de picapes e SUVs do México para os EUA.

No México, a presidente Claudia Sheinbaum confirmou que não houve proposta formal da BYD. Enquanto isso, a montadora segue com os olhos voltados para o Brasil e observa com cautela o rumo do comércio global.

Veja também

Newsletter