Toyota paralisa todas as fábricas no Brasil após danos em unidade de Porto Feliz (SP)
Sindicato discute preservação de empregos após marca parar plantas de Sorocaba e Indaiatuba
A Toyota anunciou, nesta quarta-feira (24), a paralisação das operações em todas as suas fábricas no Brasil, depois que a unidade de Porto Feliz (SP) sofreu danos severos em sua estrutura por conta de um temporal e de uma microexplosão atmosférica. O incidente não deixou feridos.
Além de Porto Feliz, onde são produzidos os motores dos modelos Corolla, Corolla Cross e Yaris Cross, a montadora também suspendeu as atividades nas unidades de Sorocaba e Indaiatuba, ambas em São Paulo.
Segundo a empresa, ainda não há previsão para retomada da produção.
“A fábrica foi muito prejudicada, inclusive a parte estrutural. Estamos trabalhando para entender a extensão dos estragos e definir os próximos passos, sempre em diálogo com o sindicato”, afirmou Celso Simomura, responsável pela gestão de recursos humanos da Toyota.
Leia Também
• Recall Toyota RAV4 e GR Corolla: falha pode fazer painel apagar em movimento
• Toyota interrompe produção em fábrica de SP após vendaval; lançamento do Yaris Cross pode atrasar
• Yaris Cross adiado: Toyota confirma atraso no lançamento após danos em fábrica de Porto Feliz (SP)
Nesta quarta, representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba se reuniram com a montadora para discutir alternativas que garantam a segurança dos trabalhadores e a preservação dos empregos.
Impacto no Yaris Cross
O anúncio de paralisação total agrava ainda mais a situação do Yaris Cross, SUV que já teve sua estreia adiada três vezes e agora permanece sem previsão de lançamento. O modelo deveria chegar ao mercado brasileiro em outubro de 2025, mas o cronograma foi comprometido pela destruição parcial da fábrica de Porto Feliz, responsável pela produção de seus motores.
Paralisação
A planta de Porto Feliz foi projetada para produzir 108 mil motores por ano, em uma área de 872,5 mil m², com investimento de R$ 580 milhões e cerca de 320 funcionários.
Na segunda-feira (22), um temporal atingiu o interior paulista com rajadas de até 95 km/h em Porto Feliz e 98 km/h na capital, segundo a Defesa Civil. Os ventos destelharam estruturas, causaram alagamentos e danificaram severamente a unidade fabril.
No estado de São Paulo, foram registradas 31 ocorrências ligadas aos vendavais, incluindo quedas de árvores e desabamentos. O balanço oficial aponta 18 feridos e 20 desalojados, sem registros de mortes ou desaparecidos.



