Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
FMOTORS

Toyota paralisa todas as fábricas no Brasil após danos em unidade de Porto Feliz (SP)

Sindicato discute preservação de empregos após marca parar plantas de Sorocaba e Indaiatuba

Fábrica de motores da Toyota, em Porto Feliz (SP), teve a cobertura arrancada pelo ventoFábrica de motores da Toyota, em Porto Feliz (SP), teve a cobertura arrancada pelo vento - Vinicius Rogillim/Arquivo Pessoal

A Toyota anunciou, nesta quarta-feira (24), a paralisação das operações em todas as suas fábricas no Brasil, depois que a unidade de Porto Feliz (SP) sofreu danos severos em sua estrutura por conta de um temporal e de uma microexplosão atmosférica. O incidente não deixou feridos

Além de Porto Feliz, onde são produzidos os motores dos modelos Corolla, Corolla Cross e Yaris Cross, a montadora também suspendeu as atividades nas unidades de Sorocaba e Indaiatuba, ambas em São Paulo.

Segundo a empresa, ainda não há previsão para retomada da produção.

“A fábrica foi muito prejudicada, inclusive a parte estrutural. Estamos trabalhando para entender a extensão dos estragos e definir os próximos passos, sempre em diálogo com o sindicato”, afirmou Celso Simomura, responsável pela gestão de recursos humanos da Toyota.

Nesta quarta, representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba se reuniram com a montadora para discutir alternativas que garantam a segurança dos trabalhadores e a preservação dos empregos.

Impacto no Yaris Cross
O anúncio de paralisação total agrava ainda mais a situação do Yaris Cross, SUV que já teve sua estreia adiada três vezes e agora permanece sem previsão de lançamento. O modelo deveria chegar ao mercado brasileiro em outubro de 2025, mas o cronograma foi comprometido pela destruição parcial da fábrica de Porto Feliz, responsável pela produção de seus motores.

Paralisação
A planta de Porto Feliz foi projetada para produzir 108 mil motores por ano, em uma área de 872,5 mil m², com investimento de R$ 580 milhões e cerca de 320 funcionários.

Na segunda-feira (22), um temporal atingiu o interior paulista com rajadas de até 95 km/h em Porto Feliz e 98 km/h na capital, segundo a Defesa Civil. Os ventos destelharam estruturas, causaram alagamentos e danificaram severamente a unidade fabril.

No estado de São Paulo, foram registradas 31 ocorrências ligadas aos vendavais, incluindo quedas de árvores e desabamentos. O balanço oficial aponta 18 feridos e 20 desalojados, sem registros de mortes ou desaparecidos.

Veja também

Newsletter