Veja quais os modelos de carros elétricos já podem ser comprados no Brasil
A ideia de recarregar o carro em casa após chegar do trabalho parecia ser algo que demoraria uma eternidade para entrar na rotina dos brasileiros. Mesmo que ainda seja uma realidade para poucos devido aos preços elevados, os carros 100% elétricos estão os mais diversos segmentos automotivos do país. De superesportivos a SUVs para família ou até mesmo subcompactos, as variantes dos veículos que dispensam o posto de gasolina são para todos os gostos.

Sueco promete

Nos últimos dois meses, novos modelos elétricos passaram a ser vendidos no Brasil. O mais recente foi o Volvo XC40 Pure Eletric que custa R$ 389.950 e reúne o luxo da marca sueca com uma pegada esportiva. O conjunto é composto por dois propulsores elétricos P8 AWD capaz de desenvolver até 408 cv de potência e 660 Nm de toque. O carregamento pode ser feito através de uma tomada convencional ou por meio de uma Wallbox e não espere nada diferente do que foi dito.
Graças à adição do powertrain de tração integral elétrico e a tecnologia da bateria de 78 kWh, o carro tem autonomia de mais de 400 km com uma única carga. E fica por conta do sistema de carregamento rápido a transferência da energia para a bateria que carrega até 80% de sua capacidade em 40 minutos. A Volvo diz que o novo XC40 Recharge Pure Eletric é capaz de sair da inércia e alcançar os 100 km/h em apenas 4,9 segundos, com um limitador de velocidade a 180 km/h.
O mais barato

Outra novidade elétrica recente, mas de proposta bem diferente é o JAC e-JS1, que é o primeiro resultado da parceria da marca chinesa com a Volkswagen. O oitavo veículo 100% elétrico da chinesa chega com preço competitivo de R$ 149.900, custando bem menos que o Renault Zoe e o Fiat 500e, entre R$ 230 mil e R$ 240 mil. O compacto urbano inova nas cores, na autonomia com 300 Km e entrega um bom torque (é leve: considere que pesa menos de 1200 Kg).
O novo e-JS1 é destinado ao uso urbano. O motor elétrico possui 30,2 kWh de capacidade de carga, 15,3 kgfm de torque e 62 cavalos de potência. De acordo com a montadora, o modelo é capaz de atingir uma velocidade máxima de até 110 km/h com autonomia de 302 km. A aceleração de 0 a 100 km/h foi aferida pelo fabricante em 10,7 segundos. Para carregar, média aproximada de 5 horas no modo lento na escolha do box de 7 KW. A capacidade total da bateria é de 30 KW.
Leão atrasado

No mês passado, a Peugeot – finalmente – lançou a versão na tomada do novo 208 que foi o carro elétrico mais vendido na Europa em 2020. O 208 GT virá importado da França e deve ficar com o preço de R$ 244.990. A nova opção do hatch esportivo possui um motor elétrico capaz de desenvolver até 136 cavalos de potência e 26,5 kgfm de torque graças à bateria de 50 kWh. De acordo com a Peugeot, nessas configurações, o carro vai de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e alcança uma velocidade máxima de 150 km/h. A autonomia é de 340 km.
Sucesso da Audi

A marca das quatro argolas tem entre seus modelos mais vendidos um elétrico, o SUV e-tron. O modelo tem lista de espera nas revendas do Brasil e já ganhou duas variantes, a Sportback e a GT. Essa última está chegando às ruas neste mês após um enorme sucesso em sua pré-venda em abril – apesar de custar R$ 1 milhão.
Construído sobre a mesma plataforma do Porsche Taycan, o novo Audi RS e-tron GT está equipado com dois motores elétricos para um total de 645 cv de potência (com o overboost) e 84,6 kgfm de torque. O conjunto permite ao esportivo elétrico acelerar de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e atingir a velocidade máxima de 250 km/h.



