Qua, 10 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Finanças

Adquirir produtos usados pode ser uma boa alternativa para economizar

Livros usados são alguns dos itens preferidos pelo consumidor que quer economizarLivros usados são alguns dos itens preferidos pelo consumidor que quer economizar - Flickr
Adquirir produtos usados ou como são mais conhecidos, os de ‘segunda mão’, é uma boa alternativa para quem quer economizar na hora das compras. E não são poucas as pessoas que utilizam esse meio para poupar o bolso. Pelo menos é o que aponta pesquisa realizada com consumidores em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) que mostra, inclusive, um ranking de quais são os objetos usados mais adquiridos ao longo dos últimos doze meses.

Encabeçando a lista estão os livros, comprados por 54% das pessoas e os automóveis e motos, obtidos por 43% dos consumidores. Seguem entre os ‘mais queridos’ os eletrônicos e os imóveis, ambos com 38% da predileção e os smartphones e eletrodomésticos empatam em 36%. A maioria dos entrevistados acredita que não é preciso comprar um produto novo para estar satisfeito com o seu uso.

A pesquisa ainda revela que há um bom número de pessoas que deseja se desfazer de objetos pessoais e ainda lucrar com isso. Os bens pessoais que os entrevistados mais colocaram à venda nesse período foram os eletrônicos (40%), smartphones (40%), automóveis (39%), móveis (36%) e eletrodomésticos (36%). Há ainda um terço (33%) de consumidores que decidiram se desfazer de roupas e acessórios.

Por outro lado, 81% dos entrevistados que compraram utensílios para cozinha ou itens de cama, mesa e banho acreditam ser mais vantajoso adquirir o produto novo diretamente na loja do que um já usado por outra pessoa. O mesmo vale para smartphones (66%), eletrodomésticos, como geladeira, fogão e TV (66%) e roupas e acessórios (65%).

Poupar

A oportunidade de diminuir gastos e poupar é um dos objetivos da maioria das pessoas que optam pela aquisição de produtos usados. Dentre os que compraram ou venderam produtos usados nos últimos 12 meses, 65% calcularam a economia proporcionada, sendo 41% no caso da compra e 24% com a venda. Entre esses, nove (92%) em cada dez consumidores acreditam que a economia de dinheiro com a compra de usados foi significativa para o bolso. Os sites ou aplicativos especializados e o contato com amigos e conhecidos se destacam entre os principais locais para compra e venda de usados.

Pesquisa 

A pesquisa ouviu 824 consumidores de ambos os gêneros, todas as classes sociais, capitais do país e acima de 18 anos. A íntegra da pesquisa pode ser acessada em https://www.spcbrasil.org.br/pesquisas

Veja também

Newsletter