Black Friday 2025: confira 5 estratégias essenciais para empreendedores
Especialista compartilha orientações para preparar lojistas em meio a proximidade da data
A Black Friday, marcada para 28 de novembro, é uma das datas mais importantes para o varejo. De acordo com o levantamento da Gauge & W3Haus, a expectativa é alcançar R$ 13,6 bilhões em vendas em 2025, um aumento de 16,5% em relação ao ano anterior.
“A Black Friday é uma grande oportunidade, mas também um desafio para o varejo. O consumidor está mais exigente e busca conveniência, segurança e agilidade em toda a jornada de compra. Por isso, é fundamental que os lojistas se antecipem, diversifiquem os meios de pagamento, invistam em tecnologia e garantam uma experiência sem fricção. Quem se planeja e oferece soluções completas sai na frente”, completa Superintendente de Satisfação de Cliente da Getnet, Maíra Nogueira.
Confira abaixo cinco estratégias práticas para ajudar lojistas a se prepararem:
Antecipe a comunicação
- Invista em campanhas direcionadas para aumentar a visibilidade da marca com mensagens relevantes para cada perfil de cliente.
- Aposte em comunicação segmentada e estratégica que conectem marca e consumidor.
Prepare seu e-commerce
- Garanta que o site esteja rápido e otimizado para celulares, já que a maioria das compras acontece por esses dispositivos.
- Para manter a segurança, use ferramentas antifraude e monitore as transações em tempo real para proteger os dados do cliente e a operação da loja.
Diversifique opções de pagamento
- Cartões de crédito e débito, carteiras digitais e Pix já são esperados pelos consumidores.
- Link de pagamento também é uma solução ágil e eficiente para vendas online via WhatsApp, Instagram, Facebook ou e-mail.
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Ofereça atendimento integrado
- Para evitar erros operacionais, use uma única plataforma para gerenciar pedidos, pagamentos e controle de estoque.
- A integração contribui para reduzir filas e agilizar atendimento, já que todas as etapas do processo são realizadas de forma mais rápida e eficiente.
Aposte em logística eficiente
- Calcule o frete em tempo real para dar transparência sobre os custos e prazos de entrega.
- Essa clareza ajuda o consumidor a decidir a compra mais rapidamente.
- Oferecer opções de entrega expressa pode ser o diferencial para quem tem urgência.



