Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Finanças

Cuidado com golpes: Como avaliar se a instituição financeira é confiável antes de pedir dinheiro?

Especialista aponta as principais ‘red flags’ na hora de pegar um empréstimo

EmpréstimoEmpréstimo - Freepik.com

Os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024 revelam um aumento de 13% nos casos de estelionato digital entre 2022 e 2023. O fato ocorre porque a maioria dos consumidores se preocupa com a taxa de juros e prazos somente na hora de contratar um empréstimo. Dessa forma, avaliar a confiabilidade das instituições financeiras ou correspondentes bancários é essencial para evitar armadilhas e prejuízos financeiros.

Segundo Thaíne Clemente, executiva de dados da Simplic, fintech especializada em crédito pessoal online, o primeiro passo é confirmar se a instituição possui um CNPJ ativo e regular perante a Receita Federal. "Isso pode ser verificado gratuitamente em portais como o da Receita Federal ou serviços como o Sintegra", explica. Além disso, vale a pena pesquisar o histórico de reclamações em órgãos como o Procon ou Reclame aqui – um número elevado de queixas sobre cobranças abusivas ou má-fé é um sinal vermelho.  

A transparência também é um indicador de confiança. Isso porque instituições sérias costumam fornecer claramente todas as informações, incluindo taxas, CET e eventuais penalidades. Por isso, desconfie de propostas vagas ou que omitem detalhes do contrato. Em caso de haver resistência em explicar as condições, é melhor procurar outra opção.“Nenhuma instituição legítima exige depósitos ou taxas antes da contratação, e ofertas que surgem sem solicitação prévia merecem cautela extrema”, reforça Thaíne.

Outras “red flags” para golpes são:

Por fim, o ideal é sempre ler atentamente todas as cláusulas do contrato, evitando surpresas com multas ou seguros embutidos. Escolher  bancos e fintechs já consolidados no mercado também reduzem os riscos, já que nomes bem estabelecidos costumam ter regras mais rígidas de compliance e transparência. 

 

Veja também

Newsletter