Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Finanças

Instabilidade para preencher a declaração do Imposto de Renda online continua

Com liberação na última terça-feira (2), usuários ainda reclamam do acesso aos canais digitais do Fisco

Aplicativo da receita federalAplicativo da receita federal - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Liberado ontem (2), o modelo pré-preenchido da Declaração do Imposto de Renda ainda apresenta instabilidade no aplicativo e site da Receita Federal. O modelo reduz o risco de erro na hora de declarar o tributo, já que apresenta informações sobre rendimentos, pagamentos e deduções, garantindo mais rapidez e segurança no envio. 

No entanto, desde a última terça-feira, contribuintes que tentaram utilizar da facilidade, tem enfrentado problemas no acesso aos canais digitais do Fisco. Além de deixar o processo menos burocrático, quem opta pelo modelo pré-preenchido tem prioridade na hora de receber a restituição, liberadas a partir do próximo dia 30 de maio. 

Em pronunciamento sobre o ocorrido, o órgão confirmou a instabilidade técnica e afirmou que estão atuando com prioridade na normalização do sistema, junto ao Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Declaração

Até às 10 horas desta terça, a Receita Federal havia contabilizado a entrega de 5.551.147 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2025, ano-calendário 2024. A expectativa é de que 46,2 milhões de declarações sejam entregues até o final do prazo. O envio da declaração após 30 de maio estará sujeito a multa.


 

Veja também

Newsletter