IR: Receita libera nesta quarta consulta de lote residual de restituição
Ao todo, 280 mil contribuintes serão contemplados com os pagamentos
A Receita Federal abre nesta quarta-feira (23) a consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda. Ao todo, 280 mil contribuintes serão contemplados com os pagamentos, que serão depositados a partir do dia 30 de abril na conta bancária ou chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) informada na declaração do Imposto de Renda.
De acordo com o contador Brenno Simplicio, o lote liberado é voltado exclusivamente para quem caiu na malha fina, em anos anteriores, e corrigiu as pendências com a Receita Federal.
“Esse lote liberado nesta quarta-feira é residual. São para contribuintes que regularizaram a situação após caírem na malha fina em anos-base anteriores, como 2023 ou 2022, por exemplo”, afirmou.
Sobre o ano-base de 2024, a Receita só divulgará os nomes dos contribuintes que caíram na malha fina depois do dia 30 de maio, quando encerra o prazo para a declaração do Imposto de Renda.
Dos 280 mil contribuintes incluídos no lote, 279,5 mil receberão juntos R$ 339,63 milhões. Desse total, R$ 180,27 milhões serão destinados a pessoas com prioridade legal, como idosos, professores, pessoas com deficiência física, mental ou com doenças graves, além daqueles que optaram pela declaração pré-preenchida ou informaram chave Pix do tipo CPF.
Leia Também
• Imposto de Renda 2025: contribuintes devem ficar atentos às despesas médicas
• Saiba como realizar a declaração do Imposto de Renda 2025 no modelo pré-preenchido
Consulta
A consulta pode ser feita por meio do site ou aplicativo da Receita. Para verificar se a restituição foi liberada, o contribuinte deve: acessar a página da Receita Federal; clicar no campo "Meu Imposto de Renda"; selecionar "Consultar Minha Restituição"; informar CPF, data de nascimento e clicar em “Sou humano”. Depois disso, selecione o botão ‘Consultar’.
Caso o nome não esteja incluído no lote, a recomendação é acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), emitir o extrato da declaração e verificar eventuais pendências. Se for necessário, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.
Se a restituição não for depositada por problemas como conta desativada, os valores ficarão disponíveis por até um ano no Banco do Brasil e o contribuinte pode solicitar o crédito em outra conta bancária.



