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Mulheres ganham 20,9% a menos que os homens e ocupam apenas 39% dos cargos de liderança no País

Contexto faz mulheres criar estratégias para se destacar no mercado e melhorar sua vida financeira

USP Imagens

Apesar do aumento da participação feminina no mercado de trabalho, a desigualdade de gênero ainda persiste, atingindo a saúde financeira desse público. Dados do último Relatório de Transparência Salarial revelam que, mesmo com mais mulheres em ocupação, elas continuam recebendo, em média, 20,9% a menos que os homens. Quando analisados os números de mulheres em cargos de liderança, levantado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres ocupam apenas 39% das funções desse tipo.

Na tentativa de driblar esse tipo de situação, as mulheres têm buscado alternativas para se destacar no mercado, seja por meio de qualificação profissional, empreendedorismo ou da criação de múltiplas fontes de renda. 

Estratégias

Nesse contexto, a especialista em posicionamento estratégico e negócios para mulheres, Aline Portela, aponta que muitas mulheres têm dificuldade em se enxergar como referências em suas próprias áreas.

“Muitas mulheres têm dificuldade em se enxergar como referências na própria área. O medo do julgamento e a comparação constante fazem com que acreditem que sempre há alguém melhor do que elas”, aponta Aline.

Aline Portela, especialista em posicionamento estratégico e negócios para mulheresAAline Portela, especialista em posicionamento estratégico e negócios para mulheres. 

Segundo ela, para além dos preconceitos de gênero tão latentes em nossa sociedade, Aline aponta três obstáculos principais que dificultam a ascensão feminina:

- Mentalidade e crenças limitantes – O medo de errar, a insegurança e a autossabotagem impedem muitas mulheres de se colocarem como líderes em suas áreas.

- Posicionamento e visibilidade – Construir autoridade exige tempo e consistência. Criar uma marca forte envolve cuidar da imagem pessoal, investir em marketing, produzir conteúdo e participar de eventos estratégicos.

- Expectativa de resultados imediatos – Muitas mulheres esperam reconhecimento rápido e, ao não enxergarem retorno imediato, desistem antes de consolidar sua marca no mercado.

Segundo Aline Portela, a solução está no investimento contínuo na construção de posicionamento. “Posicionamento é um investimento de longo prazo. É um trabalho constante de branding, fortalecimento da comunicação e desenvolvimento da autoconfiança”, ressalta.

Método Diamante

Para ajudar mulheres a superarem esses desafios e estruturarem sua liderança no mercado, Aline desenvolveu o Método Diamante, uma comunidade que une metodologia, ambiência e direcionamento, que trabalha cinco pilares fundamentais para o sucesso:

- Clareza e estruturação do negócio – Antes de se posicionar, é necessário ter um modelo de negócio sólido e bem definido.

- Comunicação e autoridade – Saber contar histórias e construir uma narrativa forte é essencial para criar conexão com clientes e parceiros.

- Atração de oportunidades e networking estratégico – Participar de eventos, se conectar com pessoas certas e gerar impacto no mercado.

- Gestão de tempo e produtividade – Equilibrar a vida profissional e pessoal sem perder o foco nos resultados.

- Gestão e crescimento do negócio – Passar de empreendedora para empresária, dominando a gestão financeira e estratégica da empresa.

“Se uma mulher não trabalha sua comunicação e não se posiciona estrategicamente, dificilmente ela será reconhecida como autoridade na área”, reforça Aline.

 

 

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