Ter, 16 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Finanças

Saiba como declarar o Título de Capitalização no Imposto de Renda

O prazo para declarar o IRPF segue até o dia 30 de maio

Imposto de RendaImposto de Renda - Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os títulos de capitalização também devem ser declarados no Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2025 - ano base 2024. Os contribuintes devem seguir corretamente as instruções da Receita Federal, classificando os títulos na lista de Bens e Direitos, mesmo que não tenham realizado resgate ou sido contemplados em sorteios. O prazo para declarar o IRPF segue até o dia 30 de maio. 

De acordo com a Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), o consumidor deve ficar atento para informar os valores pagos pelos títulos de Capitalização e os rendimentos obtidos durante o período em que foi mantido.

O cliente que fez a compra deve solicitar o informe de rendimento à instituição financeira responsável pela venda do produto. Este documento auxilia no momento da declaração e torna os cálculos mais precisos, evitando aborrecimentos futuros e até multas. No IRPF 2025, quem recebeu mais de R$ 33.888,000 em 2024 é obrigado a declarar.

"É importante reforçar que o Título de Capitalização precisa ser declarado sempre, independentemente da modalidade, valor e mesmo que o consumidor não tenha sido contemplado em sorteio ou tenha feito o resgate", informou a FenaCap. 

Como declarar o Título de Capitalização
1. Existe um campo dedicado para os títulos na hora de declarar, basta acessar a aba "Bens e Direitos" e escolher "Outros Bens e Direitos". Depois é só informar os dados com o nome e o CNPJ da instituição que o título foi adquirido;

2. Caso o título tenha sido resgatado no ano anterior, é preciso informar o valor recebido no campo "Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva". Se o Título de Capitalização tiver sido sorteado, o valor líquido do prêmio deve ser informado no mesmo campo do caso de resgate. 

Veja também

Newsletter