Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Pet

Cão policial faz salto inédito de paraquedas durante treinamento militar em São Paulo; assista

Treinamento teve como objetivo preparar o animal para atuar em operações de resgate com aeronaves

Salto inédito de cão policial em treinamento militar em SPSalto inédito de cão policial em treinamento militar em SP - Instagram @seguranca_ssp/Reprodução

Um cão policial protagonizou um feito inédito ao saltar de paraquedas durante um treinamento especial da Polícia Militar realizado em Boituva, no interior de São Paulo. 

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), esta foi a primeira vez que um cão da corporação participou de um salto desse tipo.

O objetivo do treinamento, segundo a SSP, é preparar o animal para atuar em operações e resgates em que o uso de aeronaves seja a alternativa mais viável de acesso ou intervenção.

O responsável pelo salto foi Coyote, um pastor belga malinois de três anos. Segundo a corporação, ele executou a ação com perfeição e foi reconhecido como um exemplo de bravura e confiança.

A SSP destacou que o animal demonstrou total tranquilidade ao longo do exercício, sem apresentar qualquer alteração comportamental, mesmo utilizando o conjunto completo de equipamentos necessários para a operação, realizada em abril deste ano.

O cabo Diego Albuquerque é o tutor responsável pelo cachorro policial que saltou em Boituva (SP)  Foto: Reprodução/Secretaria de Segurança PúblicaCabo Diego Albuquerque é o tutor responsável pelo cachorro policial que saltou em Boituva (SP) | Foto: Secretaria de Segurança Pública/Reprodução

Coyote é integrante do Canil da PM, localizado na cidade de São Paulo, e atua também ao lado do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate). Ele foi selecionado para o salto após acumular experiência em diversas missões e treinamentos, incluindo atividades com rapel.

Para garantir sua segurança, o cão utilizou equipamentos desenvolvidos especialmente para ele, com ajustes feitos por especialistas para não comprometer sua mobilidade, respiração ou alimentação.

Todo o processo foi supervisionado por uma equipe veterinária, como informado pela SSP.

Veja também

Newsletter