Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Pet

Gatos miam, quase exclusivamente, para se comunicar com pessoas

Entre eles, os gatinhos utilizam comunicação postural e meios químicos, como demarcação de territóri

Gatos adultos não vocalizam para interagir com outros gatosGatos adultos não vocalizam para interagir com outros gatos - Canva

Sabia que gatinhos não conversam entre si miando? Esses amados pets, que miam para acordar tutores logo cedo e para pedir comida em horários muito específicos, usam o som quase que exclusivamente para se comunicar com humanos. Nesta sexta-feira, 8 de agosto, é celebrado o Dia Internacional do Gato. Como prova de amor por esse animalzinho tão querido, o Folha Pet vai desvendar os mistérios da comunicação dos gatinhos. 

Segundo uma pesquisa realizada por Naila Maui Fukimoto, na Universidade de São Paulo (USP), o miado dos adultos ocorre significativamente mais na presença de humanos. Eles usam a vocalização para gerar um "efeito de audiência" e chamar a atenção.

Os sons ocorrem principalmente quando os felinos estão olhando para pessoas da sua convivência, indicando um comportamento que pode ser associado a uma adaptação evolutiva voltada à interação com humanos.

Gato recebendo carinho - Canva
Gato recebendo carinho - Canva

Para identificar a comunicação interespecífica (entre espécies diferentes) a pesquisadora analisou o comportamento de 48 gatos e seus tutores. Os animais, 25 fêmeas e 23 machos, tinham idades entre 2 e 12 anos. 

Para coletar dados de forma não invasiva, foi desenvolvido o método "Ciência Cidadã Síncrona", no qual tutores interagiam com seus gatos via videochamada, enquanto os pesquisadores observavam e registravam os comportamentos em tempo real. Essa abordagem permitiu estudar os gatos em seu ambiente natural, minimizando o estresse e garantindo dados confiáveis.

Para o estudo, eles foram expostos a dois contextos motivacionais: alimentação e brincadeira. Em ambos, o acesso ao estímulo (comida ou brinquedo) era restringido por um minuto. Essas condições foram apresentadas com e sem a presença dos tutores, para comparar as reações dos animais. 

A pesquisa demonstrou que os gatos miaram mais na presença dos tutores do que na sua ausência, indicando um sinal intencional de comunicação, não apenas uma expressão de estado motivacional. Além disso, a maioria dos sons ocorreu quando os gatos olhavam diretamente para seus tutores, integrando sinais visuais e vocais para transmitir informações.

Se o gato mia só para falar com a gente, como eles se comunicam entre si? 

A comunicação entre gatos é multimodal, utiliza diferentes canais (químico, visual, tátil e auditivo), para demonstrar uma intenção. 

Segundo uma pesquisa realizada por Elisa Kefalás Troncon, também da USP, a maioria da interação entre gatos se dá de forma não vocal, em contraste com a comunicação gato-humano, que tende a ser mais vocalizada.

Troncon identificou que gatos domésticos utilizam principalmente meios químicos, como urina e fezes, para se comunicarem. Esses sinais olfativos funcionam como marcadores territoriais e também como mensagens sociais, transmitindo informações sobre identidade, status reprodutivo e até o estado emocional do indivíduo. 

Gatos usam outras formas de comuncação entre si - Canva
Gatos usam outras formas de comuncação entre si - Canva

Esses comportamentos, segundo a pesquisadora, são instintivos e desempenham um papel essencial na organização social dos felinos, especialmente em ambientes compartilhados com outros gatos. 

Além dos sinais químicos, a pesquisa ressaltou que os gatos utilizam comunicação postural e comportamental para interações diretas com outros da mesma espécie. Expressões corporais — como posição da cauda, orelhas, olhos e corpo — são essenciais para transmitir intenções, como aproximação amistosa, alerta ou defesa.

Esses sinais visuais são muitas vezes combinados com sons (como rosnados ou silvos), embora a vocalização entre gatos adultos seja menos frequente do que entre gatos e humanos. 

Veja também

Newsletter