Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

Apoio para aplacar efeitos do tarifaço

Raquel Lyra adiantou ontem que Pernambuco solicitará apoio do governo federal em três frentes

Governadora Raquel Lyra (PSD)Governadora Raquel Lyra (PSD) - Matheus Ribeiro/ Folha de Pernambuco

Raquel Lyra (PSD) se juntará aos outros oito governadores do Nordeste que serão recebidos, em Brasília, pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. O motivo da reunião, na próxima terça-feira, é buscar soluções com o governo federal para os setores que não escaparam da lista de produtos que serão taxados com 50% pelos Estados Unidos.

Alckmin receberá os chefes estaduais depois do cancelamento da reunião do Fórum de Governadores, que seria na quarta-feira e contaria com representantes das 27 unidades federativas. Cada estado mostraria como será impactado com a sobretaxa de 50% imposta pelo presidente Donald Trump, que entra em vigor na quarta-feira.

Governadores de estados com mais votos nas regiões do país e ligados à direita, como Romeu Zema (MG) e Tarcísio de Freitas (SP), descartaram participar da primeira agenda. Outros, como Jorginho Mello (SC) nem responderam. Entre os principais de oposição ao governo, só Ronaldo Caiado (GO) havia confirmado presença.

Raquel adiantou ontem, em um comunicado à imprensa, que Pernambuco solicitará apoio do governo federal em três frentes. A primeira é a disponibilização, via Banco do Nordeste, de linhas emergenciais de crédito aos setores diretamente afetados, com condições especiais de carência, prazos e taxas. A segunda é a adoção de medidas compensatórias, como o incentivo à diversificação de mercados internacionais, a facilitação de acesso a países parceiros e políticas de apoio à exportação. A terceira é a proteção e promoção dos interesses dos setores produtivos do Nordeste na interlocução com os EUA.

DOIS PALANQUES?
O senador Humberto Costa (PT), em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, ontem, deixou no ar a possibilidade de o presidente Lula vir a ter dois palanques em Pernambuco na campanha à reeleição em 2026. “Se a governadora apoiar Lula, não será o primeiro estado em que a gente teria dois candidatos apoiando o presidente. Não sei se ele vai apoiar dois candidatos, mas vejo que isso vai acontecer em outros lugares, e não tenho visto ele dizer como vai se comportar nesse cenário.”

ACENO DE REAPROXIMAÇÃO
Ainda é cedo para saber como a Alepe vai receber os anúncios feitos ontem pelos secretários Wilson de Paula (Fazenda) e Fabrício Marques (Planejamento e Gestão) sobre emendas parlamentares já liberadas e as que serão pagas, mas a medida soa como um aceno de reaproximação da governadora com o Legislativo.

ARQUIVADO
O Ministério Público de Pernambuco arquivou ontem uma notícia de fato (procedimento inicial para apurar denúncias ou informações sobre irregularidades, antes de instaurar um inquérito civil ou uma ação penal) que investigava a Prefeitura de Serra Talhada por supostos desvios de recursos públicos relacionados à aquisição e uso de combustíveis. No parecer técnico, o conselho concluiu que não houve qualquer indício de superfaturamento ou emissão de notas fiscais falsas.

Veja também

Newsletter