Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

Aquela esperança de tudo se ajeitar entre Executivo e Legislativo pernambucanos

Em um levantamento com 30 dos 49 deputados, 28 são favoráveis ao pedido de empréstimo feito pelo estado

Plenário Giovernador Eduardo Campos, na Assembleia Legislativa de PernambucoPlenário Giovernador Eduardo Campos, na Assembleia Legislativa de Pernambuco - Foto: Roberto Soares/Alepe

Uma breve consulta a 30 dos 49 deputados estaduais, dos dias 9 a 11, apontou quórum suficiente para votar e aprovar, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o pedido de autorização de empréstimo enviado pelo governo do estado: são 28 votos a favor, um contra e uma abstenção.

Neste levantamento não existe margem de erro. O erro, segundo os opositores, está no dia 20 de março, quando o Projeto de Lei nº 2692/2025, estabelecendo o montante de R$ 1,5 bilhão,  chegou, sem explicações detalhadas, como a feita pela governadora Raquel Lyra (PSD) em 2023. 

O erro está na demora das respostas aos pedidos de informação; na anulação de anexos sem comunicação prévia; nas modificações sem o visto da Procuradoria-Geral do Estado. Está quando novo pedido de autorização chega com o primeiro em discussão.  

Para os governistas, a oposição antecipou a campanha de 2026. E basta o presidente da Casa, Álvaro Porto, querer,  o assunto entra em pauta. Poucos apostam que isso aconteça antes do recesso. A maioria já vê a discussão se estender quando agosto chegar.


A verdade é que já está na hora de os Poderes Legislativo e Executivo lançarem a bandeira branca. Aproveitarem o dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, para selar a paz nas relações.

E se o nó só desata com vários santos juntos, vale também. Sábado tem o Desfile das bandeiras, em louvor aos padroeiros do altar junino, que inclui São José, São João e São Pedro. Quem sabe eles ajudem a fazer a Casa voltar do recesso com polêmicas novas na ordem dos dias.

 

Apelo no Folha Política
Após várias solicitações feitas na tribuna da Assembleia Legislativa, a deputada Débora Almeida aproveitou a entrevista à Rádio Folha FM 96,7. Apelou ao deputado Álvaro Porto para que o projeto do Executivo, autorizando novo pedido de empréstimo, seja votado: “Paute, presidente, é muito importante para Pernambuco”. 

Benefício
OPSD pode até ter dúvidas se apoiará a reeleição do presidente Lula. Mas o ministro André de Paula se mantém firme. Ontem, ao lado do petista, autorizou ajuda mensal para mais de 22 mil pescadores de 48 municípios mineiros e capixabas. Eles foram atingidos pelo rompimento da Barragem do Fundão.

Empenho
Oficialmente ele é adjunto, mas tem cuidado de Noronha como titular. Virgílio Oliveira se reuniu com representantes do ICMBio e da CPRH para tratar da preservação da ilha. O projeto que referenda seu nome como administrador tramita na Alepe desde 28 de março.

Comitiva
O deputado estadual Alberto Feitosa acompanhou Jair Bolsonaro ao Rio Grande do Norte. Lá, o ex-presidente recebeu os títulos de cidadão natalense e potiguar. Feitosa saiu com a certeza de que, mesmo inelegível até 2030, Bolsonaro ganha no Nordeste.

Veja também

Newsletter