Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

Calvário e ressurreição dos partidos políticos em Pernambuco

Legendas miram na renovação, visando o fortalecimento para 2026

Imagem para simbolizar a renovação que chega com a PáscoaImagem para simbolizar a renovação que chega com a Páscoa - Foto: Reprodução da Internet

Se Páscoa é sinônimo de renovação, é de uma Páscoa conjunta que os partidos políticos precisam. Dirigentes sabem da via-crúcis para manter os filiados fiéis às suas crenças. Sabem também do martírio para conquistar os que estão fora da legenda.

Pesquisa realizada pelo Ipespe, entre 30 de novembro e 5 de dezembro de 2024, constatou que apenas 13% dos três mil brasileiros ouvidos aprovam as organizações partidárias.

“O eleitor brasileiro vota na pessoa e não no partido, e os partidos não os incentivam a conhecer a história nem o conteúdo programático. Ou reveem essa situação ou a tendência é cada vez mais a credibilidade diminuir”, observa o cientista político Hely Ferreira.

O PT está focado em enfrentar o calvário das divergências e se fortalecer no processo de eleição direta (PED), em 6 de julho.

O MDB se organiza para vencer as tormentas no bate-chapa entre o atual presidente, Raul Henry, e o deputado Jarbas Filho, dia 24 de maio.

Após sair do ninho tucano, a governadora Raquel Lyra vive a provação de amplliar o PSD, e peregrina atrás de líderes. Arrancou três prefeitos do PSB e deixou o partido em alerta.

Mas o martírio está nas mãos do presidente do PSDB, deputado Álvaro Porto. Perdeu os 32 prefeitos eleitos em 2024 - 31 para o PSD - e precisa ressuscitar a sigla em Pernambuco. O grito de Aleluia será a fusão com o Podemos, prevista para dia 29.

Republicanos, Solidariedade, União Brasil, PDT, PRD, PSOL, PP, PV, PCdoB, PL... carregam sua cruz. “O fortalecimento dos partidos fortalece a democracia”. atesta o professor Hely Ferreira.

 

Empréstimo e Noronha
O deputado Antonio Moraes desafiou o presidente da Comissão de Justiça, Alberto Feitosa, a colocar em discussão o pedido de empréstimo do governo e marcar a sabatina com o indicado para Noronha. “Se a Casa está insatisfeita, bota logo para votar as matérias.” Lembrou que a oposição é minoria, o governo já respondeu o ofício e os secretários de Fazenda e Planejamento estão à disposição.

Patrimônio em alerta
O Mercado da Ribeira tem cupim no telhado, falta d’água e banheiro com estrutura precária. A denúncia é da vereadora de Olinda Eugênia Lima (PT), que ontem visitou o espaço e apelou à prefeita Mirella Almeida (PSD) que não abandone o patrimônio da cidade, como fez, segundo ela, o ex-prefeito Lupércio Nascimento.

Autismo
A Assembleia Legislativa será palco de audiência para construir políticas públicas destinadas a pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). O convite é do deputado Gilmar Jr. e o encontro será no dia 29, a partir das 9h30, no auditório Sérgio Guerra.

Fórum da Undime
A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação em Pernambuco realiza nos dias 24 e 25 o 21° Fórum Estadual com o tema: “Gestão pública em foco: caminhos da formação para a qualidade da educação”. No Centro de Eventos do Recife, na Imbiribeira, Zona Sul.

 

 

Veja também

Newsletter