Carnaval 2025: Marcar o passo sem perder o foco em 2026
Raquel Lyra e João Campos aproveitam a festa para circular nos principais polos
Q Quando os clarins ressoarem hoje à noite no Recife e em Olinda, as cidades irmãs vão anunciar mais que a abertura da Folia de Momo. Ambas até parecem que têm feitiço e os estandartes nem precisam ser tão originais. Em cada uma, um líder político comandando a festa, sem esquecer 2026.
Depois de reverenciar ontem, na Ponte Duarte Coelho, a alegoria do Galo da Madrugada de pé, mostrando ser a majestade nos próximos dias, o prefeito João Campos estará hoje no Marco Zero, principal polo.
A menos de dez quilômetros dali, a governadora Raquel Lyra dá às mãos a Mirella Almeida que faz seu primeiro Carnaval na condição de prefeita.
O gestor não vai sair da cidade. Promete bater o ponto no Bairro do Recife todos os dias e, a partir do domingo, circular pelos 12 polos descentralizados que vão oferecer 230 shows. Na vizinha, serão sete polos e 150 atrações.
Eu acho é pouco, meu bem.
A governadora vai percorrer os quatro cantos do Estado até a Terça-Feira Gorda. Os papangus de Bezerros, no domingo; na segunda, os maracatus de Nazaré da Mata e Olinda de novo.
Não é oficial, mas na terça, a rota deve incluir Aliança, Pesqueira e Triunfo. Em todas, os prefeitos são aliados. A única agenda comum aos dois adversários será o Galo, no sábado.
Semana passada João Campos recebeu o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. A assessoria não adiantou se haverá convidados nacionais.
Sem citar nomes, Raquel Lyra disse ter chamado governadores e prefeitos. Todo mundo está convidado, avisou.
Agora é segurar a coisa sem ouvir dizer que o mundo vai se acabar.
Não confirma nem desmente
Mesmo após a divulgação do 10 de março como dia para sua chegada ao PSD. Mesmo após Gilberto Kassab ter enviado convites para o evento. A governadora Raquel Lyra sustentou, ontem, ser porta-voz dela mesma. Agradeceu ao PSDB, como já havia feito outras vezes, e disse que em qualquer partido, sua missão é trabalhar por Pernambuco. E pronto. Sem mais respostas.
Petista roxo
Em duas frases dirigidas à governadora Raquel Lyra, o deputado João Paulo (PT) mandou vários recados: “É por ações como essa que sou apaixonado por seu governo. Espero que estejamos juntos na próxima eleição”, disse, no ato que garantiu, ontem, o início da regularização fundiária para mais de 500 famílias, na Várzea.
Dois lados
À espera de Raquel Lyra em seu partido, o vereador do Recife Davi Muniz (PSD) rasgou elogios à gestora. Em 18 minutos de discurso, aproveitou para atacar o adversário e a falta de obras da prefeitura na Várzea, seu reduto eleitoral. “Estamos esquecidos”, bradou.
Artilharia
Após criticar a relação do Executivo com o Legislativo e apontar falhas na gestão, o deputado Waldemar Borges (PSB) assegurou não ter sido vingança da oposição ocupar as principais comissões na Alepe “Foi a hora da virada ou da imposição daqueles que eram tratados de maneira arrogante, prepotente”, declarou à Rádio Folha



