Em um só discurso, deputada Socorro Pimentel manda recado para todos
Em pronunciamento indignado, parlamentar cobra respeito e harmonia na Alepe
O duro discurso da líder do Governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Socorro Pimentel (União Brasil), revelou ontem que o clima na Casa está longe de ser pacificado.
O Palácio do Campo das Princesas ainda não digeriu a derrota para a oposição, que conquistou as três principais comissões da Casa, antes comandadas por governistas.
Mesmo com a governadora Raquel Lyra garantindo que continuará focada em trabalhar por Pernambuco, a líder mostrou que as feridas entre Executivo e Legislativo estão abertas novamente.
Sim, a deputada reagiu de forma veemente e escolheu seu partido como alvo. Expôs sua indignação pelas mudanças em sequência que aconteceram sem que ela tomasse conhecimento. Ora o partido esteve no bloco governista, ora junto à oposição.
Esbravejou contra o que considerou desrespeito e violência de gênero. Cobrou diálogo e lembrou que cada parlamentar tem direito de ser ouvido e respeitado.
Socorro Pimentel integra uma bancada de cinco parlamentares e é a única mulher entre eles. Sertaneja com atuação predominante no Araripe, tem suas ranhuras com o grupo Coelho, forte no Sertão do São Francisco. E é de António Coelho a liderança do União na Alepe.
A deputada observou que toda a movimentação na Casa nos últimos dias revela a antecipação da campanha de 2026 e a considerou politiqueira.
Em um raro momento no plenário, todos ouviram atentos o seu discurso. Nenhum aparte. Nem dos pares, tampouco dos integrantes da bancada.
A deputada precisava posicionar-se. Mas todos corroboram da ideia de que a eleição foi antecipada. Na Casa e fora dela. E não apenas pelo União Brasil.
Malas prontas
Suplente nas Comissões de Justiça e de Finanças, a deputada Gleide Ângelo (PSB) não apareceu no sábado para a eleição que garantiu a derrota do Governo e a presença da oposição à frente dos colegiados da Alepe. Hoje à tarde, viaja a Brasília. Terá encontro com os deputados federais Eduardo e Lula da Fonte, do Progressistas, partido que compõe a base do governo de Raquel Lyra (PSDB).
Assistência
Para representantes de 160 dos 184 municípios, a governadora Raquel Lyra anunciou ontem um montante de R$ 111 milhões a políticas de assistência social. Ouviu elogios de representantes do setor e adiantou que nos próximos dias vai lançar o PE Acessível, contemplando pessoas com deficiência. Serão mais R$ 400 milhões.
Diretrizes
A cidade de Igarassu terá novo Plano Diretor Participativo, atualizando o de 2006. Traz avanços em zoneamento, políticas ambientais, mobilidade, habitação e participação pública. Será assinado pela prefeita Elcione Ramos na próxima sexta-feira.
Controle
O contrato para instalar 2 mil câmeras de videomonitoramento finalmente foi assinado. Agora a governadora Raquel Lyra vai aperrear a empresa vencedora da licitação para que os equipamentos comecem logo a funcionar. A meta é que todos estejam ativos até agosto.



