Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

João Campos afaga adversários de hoje, abrindo leque de possibilidades para 2026

Prefeito do Recife elogia Eduardo da Fonte, hoje base da governadora Raquel Lyra

Prefeito do Recife, João Campos (PSB)Prefeito do Recife, João Campos (PSB) - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

No dia seguinte à eleição que consagrou o ex-vereador Marílio Régio (PP) prefeito de Goiana, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), ressaltou a importância da construção de uma frente política ampla, com partidos e matrizes ideológicas diferentes.

O eleito é de uma legenda que integra a base da governadora Raquel Lyra (PSD). “O PP não faz parte da nossa base, mas isso não me impede de apoiá-lo. Política se faz com maturidade, não com o fígado”, enfatizou, abrindo um leque de possibilidades.

O Progressistas é comandado pelo deputado federal Eduardo da Fonte, e a ele João Campos não poupou elogios durante conversa com a imprensa, após homenagens ao ministro do STF Flávio Dino.

“Embora a gente não tenha, hoje, uma relação de aliança, acho que Eduardo é uma pessoa de muitas virtudes, respeito à política, trabalho, dedicação. Não é porque ele não me apoia que eu não reconheço virtudes nele”, ressaltou. Os elogios não são por acaso.

O Progressistas juntou-se recentemente ao União Brasil, este, sim, presidido pelo ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho, que apoia o governo João Campos. Os dois partidos compõem agora a Federação União Progressista, sob a batuta de Eduardo da Fonte, prometendo chegar forte a 2026.

“Você olha a capacidade que ele (Da Fonte) tem de mobilização, de formar bancada, de ter prefeitos, de formar grupos políticos, isso é algo importante e tem que ser respeitado”, exaltou João Campos.

Tão importante quanto não fechar portas é deixar as janelas abertas.

 

Homenagens e bom humor
O ministro Flávio Dino, agora cidadão pernambucano, disse ter encontrado, na cerimônia do Tribunal de Justiça, sua vida representada. Citou o senador Fernando Dueire e o ex-governador Eduardo Campos, na pessoa do prefeito João Campos. “Ele poderia me chamar de tio. Quis me chamar de avô e eu achei um excesso”, brincou.  E lembrou que tão maranhense quanto ele é o deputado Francismar Pontes. De Chapadinha,

Licença para o MDB
A menos de 20 dias das eleições para a presidência do MDB estadual, o deputado Jarbas Filho se licencia hoje para entrar de cabeça na campanha pelo comando da legenda. Diz sentir-se mais confortável nessa condição e também achar  justo.  A eleição será no dia 24 e a disputa pela vaga é com o atual presidente, Raul Henry.

Posse antecipada
Aliados do prefeito eleito de Goiana, Marcílio Régio (PP) se articulam para antecipar a posse, marcada para  1º de julho. Defendem que o gestor não pode perder o ritmo e quer, ele mesmo, organizar o São João da cidade. Para não deixar nas mãos dos adversários.

Nunca foi oposição
O prefeito de Lagoa de Itaenga, Dimas Natanael, que trcou o Republicanos pelo PSD de Raquel Lyra, já estava ao lado da governadora. Disputou em 2024 contra Carlinhos do Moinho (PSB). E continua com o ministro  Silvio Costa Filho e o irmão Carlos Costa.

 

Veja também

Newsletter