João Campos celebra cem dias de gestão desenhando caminhos para 2026
Prefeito do Recife inaugura escola e ampliação de creche, lança Programa Visão e repassa cargo ao vice Victor Marques
Eleitos ou reeleitos em 2024, os prefeitos celebraram ontem os 100 primeiros dias de gestão. Sabem que os desafios estão apenas começando e a lista de demandas é grande. No Recife, o olhar vai mais adiante e tem prospecção para 2026.
E também por isso a programação para marcar o dia trouxe seus recados. O prefeito João Campos (PSB) abraçou a pauta que desde o início do ano letivo tem sido ponto nevrálgico na administração da governadora Raquel Lyra (PSD), adversária natural no próximo ano.
Na contramão das reclamações sobre falta de kit escolar, fardamento e merenda na rede estadual, o Recife ganhou nova escola e creche ampliada, no Ibura. A unidade de ensino vai atender 600 estudantes do 1º ao 9º ano do fundamental. Um investimento de R$ 2,8 milhões.
Na creche, R$ 2,2 milhões permitiram um aumento de 40% no número de vagas, contemplando 390 crianças. Em outra escola, na Ilha do Leite, área central, lançou o Programa Visão Recife, oferecendo consultas e exames oftalmológicos e óculos para estudantes e profissionais da rede de ensino. Dez mil pessoas devem ser atendidas este ano.
Tanto quanto começou, o dia terminou com simbolismo. O prefeito passou temporariamente o cargo ao vice Victor Marques. Oficialmente nem precisava porque a viagem aos Estados Unidos vai durar menos de uma semana.
Mas quis assegurar o protagonismo do também secretário de Infraestrutura, escolhido para sucedê-lo em uma provável disputa ao governo de Pernambuco. Volta na terça-feira.
TI Igarassu em atividade
Esperado há mais de dez anos, o Terminal Integrado de Igarassu, no Grande Recife, será entregue hoje pela governadora Raquel Lyra (PSD). A obra foi retomada em 2023 e concluída com o dobro da capacidade. Atenderá 40 mil pessoas diariamente. Ainda no município, entrega títulos de regularização fundiária a 15 famílias.
Outra visão
No lançamento do Programa Visão Recife, que vai doar óculos na rede municipal de ensino, o prefeito João Campos relembrou o bisavô Miguel Arraes. Quando era governador, ele fez ação mais ampla e pioneira na época. Os óculos eram produzidos pelo Lafepe. Na capital, serão fornecidos por empresas contratadas.
Bônus e ônus
Um dia após o deputado Jarbas Filho apontar o senador Fernando Dueire para presidir o MDB no estado, o senador defendeu o nome do deputado. Alegou ser o “herdeiro legítimo” de Jarbas Vasconcelos. Comenta-se que Dueire enfrenta dificuldade para montar a chapa e não quer o ônus de perder a disputa contra Raul Henry.
De volta
Por indicação dos pares e da executiva nacional do PV, o deputado federal Clodoaldo Magalhães retoma a liderança do partido na Câmara. O parlamentar é também vice-presidente nacional e presidente estadual da legenda.



