Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

No Dia do Trabalhador, movimentos são para conquistar ou não perder os cargos

Políticos aproveitam festas tradicionais para reforçar presença entre aliados e eleitores

50º Festival Nacional de Jericos, em Panelas, realizado em 202450º Festival Nacional de Jericos, em Panelas, realizado em 2024 - Foto: Wesley D'Almeida/Divulgação

Feriado nacional, o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora tem festividades em diversos pontos de Pernambuco e uma série de políticos correndo de um lado a outro para contemplar aliados, acenar às bases ou conquistar eleitores. A ideia é sair ou, pelo menos, não entrar na lista de desempregados.

O Festival de Jeans de Toritama, que começou ontem e vai até sábado, está no roteiro. A governadora Raquel Lyra (PSD), a vice Priscila Krause (PSD), o senador Fernando Dueire (MDB) marcaram presença na abertura. As gestoras foram recebidas pelo prefeito Sérgio Colin (MDB). 

Hoje um dos principais pontos de parada será o 51º Festival Nacional de Jericos, em Panelas, também no Agreste. Autor do projeto que colocou o evento no calendário estadual, o deputado Sileno Guedes (PSB) bate o ponto por lá todo ano.

Em diferentes horários, os senadores Dueire e Humberto Costa (PT), que disputam a reeleição, o ministro Silvio Costa Filho (Republicanos), cotado para uma das vagas ao Senado, estão escalados para a festa, pela qual devem passar 150 mil pessoas até domingo. O prefeito Ruben Lima (PSB) se anima com a movimentação na economia da cidade.

Mas se a rota é sertaneja, a 27ª Festa dos Vaqueiros e Topeiros, em Santa Cruz, hoje e amanhã, ou a Serenata em Floresta, amanhã e sábado, são opções para não perder a oportunidade de diversão e articulação política.

Na Mata Norte, o prefeito de Aliança, Pedro Ermírio (PP), também organizou para hoje um Festival do Trabalhador.

Em qualquer das agendas, a ordem é trabalhar e se divertir.

Nova jornada
As centrais sindicais no Recife anteciparam para ontem as manifestações em defesa dos trabalhadores. Em pauta, a troca da jornada 6x1 por uma que estabeleça, pelo menos, 5 dias de trabalho e dois de folga. Em seu pronunciamento oficial, o presidente Lula garantiu aprofundar o debate, ouvindo todos os setores. 

Marcha dos prefeitos
O 8º Congresso da Amupe terminou ontem e o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, ficou satisfeito com os resultados: mais de dez mil pessoas passaram no Centro de Convenções, nos três dias de evento. Agora mobiliza gestores para a XXVIMarcha em Defesa dos Municípios, em Brasília, entre os dias 19 e 22.

Alimentando a campanha
O deputado Jarbas Filho acelerou o ritmo de campanha pela presidência do MDB estadual. Tem levado líderes do partido para almoçar em casa com o ex-senador Jarbas Vasconcelos. O atual presidente da legenda, Raul Henry, que disputa a reeleição, sabe que será difícil, mas diz estar tranquilo. A eleição acontece no dia 24.

Ministro cidadão
O ministro do STF Flávio Dino receberá segunda (5) o título de cidadão pernambucano. A entrega da honraria, proposta pelo deputado Sileno Guedes, ocorrerá às 11h30, no Tribunal de Justiça do estado. Na solenidade haverá outras homenagens ao magistrado.

Veja também

Newsletter