Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

“Nunca estive aqui por um cargo”, afirma governadora ao inaugurar maternidade

Raquel Lyra revela emoção e mostra força política ao reunir líderes em Caruaru

Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), inaugura primeira maternidade da gestão, em CaruaruGovernadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), inaugura primeira maternidade da gestão, em Caruaru - Foto: Janaína Pepeu/Secom/Divulgação

Três ministros de estado - Alexandre Padilha (Saúde); Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos); e Wolney Queiroz (Previdência) - os senadores Humberto Costa e Teresa Leitão; deputados estaduais e federais, 33 prefeitos e outros líderes políticos.

A entrega do Hospital da Mulher do Agreste, primeira das cinco maternidades prometidas pela governadora Raquel Lyra (PSD) ainda em campanha, não revelou apenas a emoção da gestora desde o dia em que marcou a data da entrega.

Mostrou a força política que ela tem demarcado junto ao governo federal e o espaço que vem construindo para ser candidata forte à reeleirção no próximo ano.

No discurso, cerca de 20 minutos, destacou o compromisso com o povo de Pernambuco como meta.

“Nunca estive aqui  por um cargo. Graças a Deus, a vida me deu muito. E quem está aqui sabe que não temos um projeto político de poder”, enfatizou a governadora, que preside o PSD no estado, foi deputada, secretária estadual e prefeita de Caruaru por duas vezes.

“Faço parte de um movimento em Pernambuco - e lidero ele com as bênçãos de vocês - para que a gente possa fazer o estado crescer, sem deixar ninguém para trás.”

A unidade entregue na sexta era esperada há mais de dez anos. Começou a ser construída em 2013 e custou R$ 84,8 mi (verba federal e do estado, desta e de outras gestões). Tem 190 leitos e capacidade para oito mil partos ao ano.

A União garantiu as maternidades de Garanhuns e Ouricuri. A governadora pretende dar a ordem de serviço para Igarassu e Serra Talhada ainda este semestre.

 

Show de elegância e diplomacia
Adversário da governadora em Caruaru, o ministro da Previdência, Wolney Queiroz, disse que Raquel Lyra tem sorte de ser gestora no momento em que  Pernambuco tem Lula como presidente e sete ministros. Colocou-se à disposição. “Trabalhando em Brasília, mas sou sempre o filho de Caruaru. Caruaru será sempre minha prioridade”, afirmou pela primeira vez como ministro na cidade natal.

Aplausos e cobrança
O deputado oposicionista Waldemar Borges aplaudiu a inauguração do Hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru. Reconhece a importância da unidade. Gostaria apenas que a governadora Raquel Lyra informasse que o ex-governador Paulo Câmara deixou maior parte da obra assegurada, inclusive com licença ambiental.

Os insatisfeitos
Sete chapas disputam o PT estadual. Nomes mais conhecidos internamente, como Manoel Messias (ligado à senadora Teresa Leitão) e Prazeres Barros (ligada a Oscar Barreto), evidenciam a necessidade de marcar território. Os outros candidatos: Carlos Veras, Fernando Ferro, Márcia Conrado, Osmar Ricardo e Sérgio Goiana.

Pedra do Reino
Uma sessão solene na próxima segunda vai homenagear os 30 anos da Associação Cultural da Pedra do Reino, em São José do Belmonte. A iniciativa é do deputado Luciano Duque. Evento será no auditório Sérgio Guerra, na Assembleia Legislativa, a partir das 18h.

Veja também

Newsletter