Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

Oposição mostra força e articulação na Assembleia Legislativa

Governistas não garantiram quórum para votar nomeação de administrador de Noronha. Projeto volta a plenário hoje

Falta quórum na Alepe para aprovar indicação do administrador de NoronhaFalta quórum na Alepe para aprovar indicação do administrador de Noronha - Foto: Anthony Santana/Folha de Pernambuco

A oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) arrumou uma forma mais elegante de mandar recados ao governo do estado, e pegou a bancada da situação desprevenida.

Presidida pelo deputado Alberto Feitosa (PL) e composta em sua maioria por nomes contrários ao Executivo, a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) parou de birra e na manhã de ontem distribuiu os dois pedidos de autorização de empréstimos.

O primeiro, de R$ 1,7 bilhão, terá Débora Almeida (PSDB) como relatora. O outro, que chega a US$ 152 milhões para operações de créditos internacionais, será relatado por Waldemar Borges (PSB).

A CCLJ, finalmente, também sabatinou o indicado pelo Executivo desde março para administrar Fernando de Noronha. O advogado Virgílio Oliveira teve o nome aprovado pela unanimidade dos presentes.

Apenas Waldemar Borges, defensor das eleições diretas na ilha, não estava na Casa e mandou mensagem justificando.

Como o presidente da Assembleia, Álvaro Porto (PSDB), havia garantido à Rádio Folha, projetos aprovados nas comissões são logo encaminhados para plenário. Palavra cumprida. A pauta foi incluída na ordem do dia.

O placar sinalizava 31 presentes, mas em plenário, 23 parlamentares, número menor que os 25 votos mínimos necessários. Alguns oposicionistas se retiraram e pelo menos oito governistas estavam fora. A votação foi suspensa por falta de quórum.

O presidente já avisou que a matéria estará em pauta hoje. E a líder do governo, Socorro Pimentel (União), garantiu que haverá maioria para aprová-la sem dificuldade.


De olho na descarbonização
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), participa hoje hoje do XVII Fórum Nacional de Governadores, em Belém. A menos de 100 dias da COP 30, encontro que ocorrerá em novembro na capital paraense, o fórum pretende consolidar uma posição unificada em relação à agenda climática do Brasil.

Apoio em xeque
No dia em que quatro deputados da bancada do PL na Alepe se reuniram com a governadora Raquel Lyra para garantir apoio contra uma possível CPI, causou estranheza a ausência de Abimael Santos e Joel da Harpa na votação para o administrador de Noronha.

Transnordestina no caminho
Ele não é mais superintendente da Sudene, mas a Transnordestina continua entre suas pautas prioritárias. Ontem pegou a estrada rumo ao Sertão para audiências sobre o assunto. Hoje estará em Petrolina. Na quinta, em Araripina. Danilo Cabral não esconde a disposição de voltar à Câmara dos Deputados.

Providências
Ex-prefeito de Petrolina e pré-candidato ao Senado, Miguel Coelho (União) cobra ao governo do estado apoio aos atingidos pelo tarifaço dos Estados Unidos. Registrou 25 cidades afetadas, e lembrou que o Ceará não esperou o governo federal. Já anunciou ações.

Veja também

Newsletter