Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco reage para sustentar os líderes das bancadas
Justiça manteve Diogo Moraes no PSDB, mas ainda cabe recurso. PRD se reúne hoje e MDB vai recorrer
A oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) começou a sinalizar que não está de braços cruzados diante das vitórias conquistadas na Justiça pelos governistas, nos últimos dias. Esperou que todos os partidos tivessem retomado a liderança das bancadas para tentar derrubar uma por uma.
Depois disso, pretende fortalecer a composição da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar supostas irregularidades em contratos de publicidade do governo do estado.
A reação na Justiça começou pelo PSDB. Ontem a desembargadora do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) Valéria Bezerra Pereira Wanderley acolheu os argumentos do partido e manteve o deputado Diogo Moraes como líder da bancada na Alepe e, consequentemente, como presidente da CPI.
A oposição aposta que a decisão tenha jurisprudência e se estenda ao PRD, mantendo Junior Matuto na condição de líder, no lugar de Joãozinho Tenório; e ao MDB, sustentando Waldemar Borges em vez de Jarbas Filho.
Para não dar mais brechas judiciais, o presidente do PRD, Josafá Almeida, reúne a executiva estadual hoje, às 14h, na sede do partido, no Centro do Recife.
“Não temos o que rever. A gente vai só comunicar e reafirmar o que está definido. A liderança é de Junior Matuto. O estatuto deixa bem claro que. em caso de empate na Assembleia, quem define o líder é a executiva. Foi o que aconteceu.”
O presidente do MDB em Pernambuco, Raul Henry, também vai recorrer da decisão para manter a liderança com Waldemar Borges.
No mesmo palanque
A prefeita Márcia Conrado (PT) e o marido Breno Araújo, que declararam apoio a João Campos, dividiram o mesmo palanque com adversários - o deputado Luciano Duque (SD) e o presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira. Participaram do Ouvir para Mudar, em Serra Talhada, ao lado da governadora Raquel Lyra (PSD), que ontem agradeceu a parceria do presidente Lula.
Título sertanejo
O secretário de Turismo e Lazer do estado, Kaio Maniçoba, disse, em Serra Talhada, que Raquel Lyra será reconhecida como “a governadora do Sertão”. Ontem ela assinou ordens de serviço para construir o Hospital Materno Infantil e restaurar a PE-350.
Condenados em Gravatá
Pela segunda vez em oito meses, a Justiça de Gravatá, no Agreste, determina que o prefeito Padre Joselito Gomes (Avante) exonere definitivamente sua esposa, Viviane Facundes, do cargo de secretária de Obras e Serviços Públicos. O gestor também foi condenado por improbidade administrativa. Tem multa, mas cabe recurso.
Afinados há tempos
O presidente do Cidadania em Pernambuco, Claudio Carraly, disse à Rádio Folha ter sido instado a fazer com que o partido voltasse para onde “nunca deveria ter saído”. Após dissolver a união com o PSDB, deve formalizar a federação com o PSB até janeiro de 2026.



