Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco reage para sustentar os líderes das bancadas

Justiça manteve Diogo Moraes no PSDB, mas ainda cabe recurso. PRD se reúne hoje e MDB vai recorrer

Plenário da Assembleia Legislativa de PernambucoPlenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco - Foto: Jarbas Araújo / Alepe

A oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) começou a sinalizar que não está de braços cruzados diante das vitórias conquistadas na Justiça pelos governistas, nos últimos dias. Esperou que todos os partidos tivessem retomado a liderança das bancadas para tentar derrubar uma por uma.

Depois disso, pretende fortalecer a composição da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar supostas irregularidades em contratos de publicidade do governo do estado.

A reação na Justiça começou pelo PSDB. Ontem a desembargadora do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) Valéria Bezerra Pereira Wanderley acolheu os argumentos do partido e manteve o deputado Diogo Moraes como líder da bancada na Alepe e, consequentemente, como presidente da CPI.

A oposição aposta que a decisão tenha jurisprudência e se estenda ao PRD, mantendo Junior Matuto na condição de líder, no lugar de Joãozinho Tenório; e ao MDB, sustentando Waldemar Borges em vez de Jarbas Filho.

Para não dar mais brechas judiciais, o presidente do PRD, Josafá Almeida, reúne a executiva estadual hoje, às 14h, na sede do partido, no Centro do Recife.

“Não temos o que rever. A gente vai só comunicar e reafirmar o que está definido. A liderança é de Junior Matuto.  O estatuto deixa bem claro que. em caso de empate na Assembleia, quem define o líder é a executiva. Foi o que aconteceu.”

O presidente do MDB em Pernambuco, Raul Henry, também vai recorrer da decisão para manter a liderança com Waldemar Borges.

 

No mesmo palanque
A prefeita Márcia Conrado (PT) e o marido Breno Araújo, que declararam apoio a João Campos, dividiram o mesmo palanque com adversários - o deputado Luciano Duque (SD) e o presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira. Participaram do Ouvir para Mudar, em Serra Talhada, ao lado da governadora Raquel Lyra (PSD), que ontem agradeceu a parceria do presidente Lula.

Título sertanejo
O secretário de Turismo e Lazer do estado, Kaio Maniçoba, disse, em Serra Talhada, que Raquel Lyra será reconhecida como “a governadora do Sertão”. Ontem ela assinou ordens de serviço para construir o Hospital Materno Infantil e restaurar a PE-350.

Condenados em Gravatá
Pela segunda vez em oito meses, a Justiça de Gravatá, no Agreste, determina que o prefeito Padre Joselito Gomes (Avante) exonere definitivamente sua esposa, Viviane Facundes, do cargo de secretária de Obras e Serviços Públicos. O gestor também foi condenado por improbidade administrativa. Tem multa, mas cabe recurso.

Afinados há tempos
O presidente do Cidadania em Pernambuco, Claudio Carraly, disse à Rádio Folha ter sido instado a fazer com que o partido voltasse para onde “nunca deveria ter saído”. Após dissolver a união com o PSDB, deve formalizar a federação com o PSB até janeiro de 2026.

Veja também

Newsletter