Partido Novo abre as portas para traçar outras histórias
Legenda articula quadros para formar chapa competitiva em 2026
O partido que no ano passado surpreendeu ao eleger dois vereadores para a Câmara do Recife tem trabalhado para repetir a dose no próximo ano.
Nos últimos dias, as articulações se intensificaram na capital pernambucana e em Brasília. O Novo discute com vários atores, na tentativa de formar chapa proporcional competitiva.
A legenda não tem representante na Assembleia Legislativa de Pernambuco e pretende eleger dois. Um deles seria o presidente estadual.
Natural de Calumbi, no Sertão, o administrador Técio Teles foi candidato a prefeito do Recife, em 2024, e obteve 7.342 votos. Celebrou o espaço conquistado.
O outro nome sairia do PL. Nos bastidores, fala-se no deputado Renato Antunes que participou de um dos encontros, no mês passado.
O parlamentar alega, por enquanto, serem especulações. Mas a verdade é que ele tem o perfil liberal traçado pelo Novo e que Técio Teles costuma chamar de “direita lúcida”. Vem exercendo o mandato com equilíbrio. Agora precisa fazer contas e negociar.
O Novo também está de braços abertos para o deputado federal Mendonça Filho, o mesmo que lá atrás segurou a mão de Técio Teles na política.
Torce para que ele se inquiete no União Brasil e migre para a legenda. O UB está federado com o PP e virou União Progressista.
Em Pernambuco, está dividido: o UB, com o prefeito João Campos e o PP, com a governadora Raquel Lyra, de quem o deputado é aliado.
Mendonça Filho ainda tem como opção o PSD da gestora. “Posso até ficar no UB. Darei tempo ao tempo. Não irei decidir antes de 2026”, crava.
Resistência ancestral
Pela 3ª vez, o prefeito de Pesqueira, Cacique Marcos Xukuru, vê o mandato ameaçado. Eleito em 2020, não assumiu por um erro que o STJ admitiu depois. Em abril, foi afastado por um mês para investigação de corrupção e lavagem de dinheiro. E agora, cassado por suposto abuso de poder. Cabe recurso e ele segue trabalhando.
Tradição
Sertanejo raiz, o deputado licenciado Kaio Maniçoba transita pelo estado no primeiro São João como secretário de Turismo. Incluiu o Sertão e o Agreste na primeira rota: Floresta e Arcoverde; Caruaru, Surubim e Gravatá. No São Pedro tem mais: Araripina e Salgueiro.
Festança
Um feriadão de quase uma semana e dinheiro na conta hoje. O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, agradeceu à população por ajudar a fazer a melhor festa junina. Imprensou esta sexta-feira pós-Corpus Christi e a segunda pré-São João, e antecipou os salários.
Pegada sertaneja
O deputado Fernando Filho e o presidente do União Brasil no estado, Miguel Coelho, prestigiaram a abertura do São João de Salgueiro, na quarta. O deputado Antonio Coelho não arredou o pé de Petrolina. Inaugurou obras com o prefeito Simão Durando e, depois, ciceroneou o deputado Pedro Campos. Foi forrobodó a noite toda.



