Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

Partido Novo abre as portas para traçar outras histórias

Legenda articula quadros para formar chapa competitiva em 2026

Felipe Alecrim, Tecio Teles, Eduardo Girão e Renato Antunes durante encontro em Brasília, no fim de maioFelipe Alecrim, Tecio Teles, Eduardo Girão e Renato Antunes durante encontro em Brasília, no fim de maio - Foto: Reprodução do Instagram

O partido que no ano passado surpreendeu ao eleger dois vereadores para a Câmara do Recife tem trabalhado para repetir a dose no próximo ano.

Nos últimos dias, as articulações se intensificaram na capital pernambucana e em Brasília. O Novo discute com vários atores, na tentativa de formar chapa proporcional competitiva.

A legenda não tem representante na Assembleia Legislativa de Pernambuco e pretende eleger dois. Um deles seria o presidente estadual.

Natural de Calumbi, no Sertão, o administrador Técio Teles foi candidato a prefeito do Recife, em 2024, e obteve 7.342 votos. Celebrou o espaço conquistado. 

O outro nome sairia do PL. Nos bastidores, fala-se no deputado Renato Antunes que participou de um dos encontros, no mês passado.

O parlamentar alega, por enquanto, serem especulações. Mas a verdade é que ele tem o perfil liberal traçado pelo Novo e que Técio Teles costuma chamar de “direita lúcida”. Vem exercendo o mandato com equilíbrio. Agora precisa fazer contas e negociar. 

O Novo também está de braços abertos para o deputado federal Mendonça Filho, o mesmo que lá atrás segurou a mão de Técio Teles na política.

Torce para que ele se inquiete no União Brasil e migre para a legenda. O UB está federado com o PP e virou União Progressista.

Em Pernambuco, está dividido: o UB, com o prefeito João Campos e o PP, com a governadora Raquel Lyra, de quem o deputado é aliado.

Mendonça Filho ainda tem como opção o PSD da gestora. “Posso até ficar no UB. Darei tempo ao tempo. Não irei decidir antes de 2026”, crava.


Resistência ancestral

Pela 3ª vez, o prefeito de Pesqueira, Cacique Marcos Xukuru, vê o mandato ameaçado. Eleito em 2020, não assumiu por um erro que o STJ admitiu depois. Em abril, foi afastado por um mês para investigação de corrupção e lavagem de dinheiro. E agora, cassado por suposto abuso de poder. Cabe recurso e ele segue trabalhando.

 

Tradição

Sertanejo raiz, o deputado licenciado Kaio Maniçoba transita pelo estado no primeiro São João como secretário de Turismo. Incluiu o Sertão e o Agreste na primeira rota: Floresta e Arcoverde; Caruaru, Surubim e Gravatá. No São Pedro tem mais: Araripina e Salgueiro.


Festança

Um feriadão de quase uma semana e dinheiro na conta hoje. O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, agradeceu à população por ajudar a fazer a melhor festa junina. Imprensou esta sexta-feira pós-Corpus Christi e a segunda pré-São João, e antecipou os salários.


Pegada sertaneja

O deputado Fernando Filho e o presidente do União Brasil no estado, Miguel Coelho, prestigiaram a abertura do São João de Salgueiro, na quarta. O deputado Antonio Coelho não arredou o pé de Petrolina. Inaugurou obras com o prefeito Simão Durando e, depois, ciceroneou o deputado Pedro Campos. Foi forrobodó a noite toda.

Veja também

Newsletter